Alto Douro Vinhateiro, Monumentos, Percursos Pedestres, Viseu

Lamego Medieval

04/08/2011

Sé de Lamego, fundada em 1129

Coração da região demarcada do Douro, Lamego ergue-se entre a paisagem, acordando cidade granítica e opulente, entre a paisagem do alto douro vinhateiro.

Na nossa visita os jograis, cavaleiros e criaturas míticas invadiram a cidade, subiram ao castelo e decretaram o retorno aos obscuros tempos medievais. A cada passo da íngreme subida se ouviam as gaitas de foles, os chocalhos dos saltimbancos, pregões de ciganas videntes percorriam a multidão e o ar cheirava ao doce aroma de uma lareira acesa.

Calçada no centro histórico

Mas nem só este regresso ao passado justifica uma visita à cidade. A sé de lamego, fundada em 1129, justifica que o olhar se demore no seu estilo gótico e na sua fachada robusta, que os pés deslizem e procurem o refresco que as suas paredes nos oferecem e que nos entretenhamos a contemplar uma obra que nasce ainda antes que pudesse ser portuguesa.

Interior da Sé de Lamego

Aos mais afoitos esperam 686 degraus, escalados monte acima, até ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios. Se o tempo convidar e as pernas transmitirem confiança, um a um, os degraus serão vencidos para observar a cidade e a capela cimeira que atrai milhares de visitantes à famosa romaria anual, de 6 a 8 de Setembro.

Lamego, cidade de religião e da Sra dos Remédio (catedral ao fundo)

Depois da subida o corpo pede o repasto e nada melhor que provar uma das tradicionais bôlas de Lamego. Existem várias variedades disponíveis, todas de carne ou peixe, o que nos deixa desgostosos mas esperançados na criação da bôla vegetariana.

Se depois de tudo assimilado ainda nos restarem forças mais vale empreender por uma caminhada escolhendo entre os vários percursos pedestre que o concelho nos oferece. Só assim conheceremos o Lamego rural e a sua riqueza natural.

Localização:

41°05’54.07″N   7°48’42.27″O

Percursos Pedestres

Rede Municipal de Percursos Pedestres de Lamego

PR1 – Percurso das Meadas

PR2 – Percurso do Vinho do Porto

PR3 – Percurso “Terras de D. Pedro Afonso”

PR4 – Percurso da Antas de Mazes

PR5 – Percurso do Balsemão

PR6 – Percurso das Máscaras de Lazarim

Contactos:

Posto de Turismo
Avenida Visconde Guedes Teixeira
5100-074 Lamego

Tel: 254612005

 

Fotografias:

Castelo de Lamego

Saltimbancos na Feira Medieval de Lamego

Feira Medieval

Feira Medieval

Feira Medieval

Feira Medieval

Os sons do Magrebe também se ouviram em Lamego…

Cidade de Lamego, vista da torre de menagem

Enhanced by Zemanta

Comentários

Comentários

You Might Also Like

No Comments

Este artigo foi escrito para si. Se gostou, comente...