A caminho de Todra Gorge, em Marrocos

A meio caminho entre Boumalne e Todra Gorge, fizemos uma pequena paragem em Tinerhir. Para não variar é dia de Souk e, ainda, para não variar, uns quantos estrangeiros com roupas estranhas chamam à atenção. São vários os que nos abordam.

Grande carregamento

Hoje é um dia especial, é dia do mercado das mulheres, explica o Mohammed (É verdade, mais um Mohammed). Mohammed é marroquino mas, segundo conta, vive na Holanda. Trocamos algumas ideias sobre a Bélgica, também já lá tinha trabalhado. Explica-nos como chegar a Todra. Afinal, já estamos perto.

A rua que dava acesso ao mercado estava, como dizemos, apinhada. As mulheres vestem, prioritariamente, de negro e de branco. Os berberes da montanha, de negro, os do deserto, de branco.

Mohammed oferece-se para nos mostrar o um pouco do mercado e aproveita, veríamos mais tarde, para nos levar a alguém seu amigo que vende tapetes. Normal…

Fatima e a sua arte

Entre chá marroquino, desculpem, whisky berbere, Fátima mostra-nos como prepara os rugosos ramos de lã e os transforma em finíssimos fios coloridos. Explica como se carda, e por fim, somos tentados a experimentar também. Hoje, a sala onde habitualmente trabalham várias mulheres, só está Fátima. É dia de mercado das mulheres.

Bem, por fim temos a habitual mostra de tecidos, tapetes e coisas do género. Negoceia até à exaustão… e mesmo quando pensas que fizeste um excelente negócio, verás, que foste “enganado” 🙂

Aproveitámos para comprar uns bolos no mercado, por sinal deliciosos e terminamos a pagar 10 dirhams pelo estacionamento – já começa a ser normal, e cada vez mais difícil escapar-lhes!!!!

Paramos para aproveitar a Golden Hour. A luz está magnífica. Vemos Tinerhir que se estende entre descampados de barro. A romper esta harmonia, o poder germinativo do rio dá vida as palmeiras que se estendem leito fora. Aproveitamos para fotografar esta magnificência.

Tinerhir
Tinerhir
Tinerhir

Chegámos a Todra Gorge ao final da tarde. Procurámos sitio para dormir e encontramos, sem que tivéssemos que experimentar alguns dissabores.

Comentários

Comentários

Olá, somos o Sérgio e a Sandra! Costumamos dizer que "somos viajantes a tempo inteiro e juristas nas horas vagas". Mas somos, acima de tudo, apaixonados pelo mundo, pelas viagens... sejam elas curtas ou longas. É da Guarda, a cidade dos cinco f's e por sinal a mais cidade mais alta, que procuramos abolir fronteiras. Com mochila às costas e botas calçadas venham connosco, entrem em autocarros apinhados, comboios eternos e estradas lamacentas… Tudo sobre nós >>> Sigam-nos no Facebook

2 thoughts on “A caminho de Todra Gorge, em Marrocos

Leave a Reply

Your email address will not be published.