Portugal, Vila Real

Em Vila Real entre GANCHAS e PITOS

03/02/2012

Para muitos milhões de comuns mortais, hoje, é mais um dia frio de fevereiro. Contudo, para lá do Marão, para as imaginativas gentes de Vila Real e arredores, hoje é dia do rapaz  “dar a gancha” à menina.

Então é assim: Manda a tradição, aqui por Vila Real, que no dia 03 de fevereiro, os rapazes ofereçam a “gancha de S. Brás” às raparigas, como forma de retribuir o “pito de santa luzia” que elas lhes terão oferecido em dezembro.

Desenganem-se e acalmem-se as mentes mais perversas, pois só tratamos aqui das mais puras guloseimas que as tradições fazem perdurar.

Gancha de São Brás

Gancha de São Brás (imagem: Casa Lapão)

Pitos de Santa Luzia

Pitos de Santa Luzia (imagem: Casa Lapão)

A gancha é uma espécie de bengala de açúcar caramelizado que se chupa, enquanto o pito, já se sabe, é um “bolo” recheado com doce de calondro, delicioso, por sinal.

Parece que por aqui, os pitos ainda se dão como antigamente e as ganchas duras, são a melhor das retribuições.

Mas afinal onde terá surgido esta tradição tão peculiar?

Ao que parece, tudo terá surgido com uma tal de Ermelinda, ali para cima, para Vila Nova. Ainda hoje, no dia 13 de dezembro, dia da festa de Sta Luzia, podemos comprar pitos caseiros no adro da igreja. Contudo, qualquer pastelaria de Vila Real vai tendo, ao longo do ano, pitos e ganchas com fartura. (toda a história)

Comentários

Comentários

You Might Also Like

No Comments

Este artigo foi escrito para si. Se gostou, comente...