Hungria

Na casa da democracia em Budapest

28/04/2012
01 - Budapest - Parliament-1

01 - Budapest - Parliament-1Não fomos os únicos a ter a mesma ideia. Sob o sol matinal, a fila já estava bem composta. São 8 da manhã, à nossa frente, italianos tentavam a sorte, atrás de nós mais umas quantas pessoas de outras tantas nacionalidades. Ontem, tentámos visitar a casa da democracia, ou como quem diz, o Parlamento Húngaro. A meio da tarde, quando aqui nos deslocámos para comprar os bilhetes, foi com admiração que vimos ao longe uma placa anunciando “sold out”. Pior, diz-nos o guarda que por ali andava que às 10 da manhã já não existiam bilhetes para as visitas do dia. Razão: a entrada é grátis para nacionais de um país da EU e inclui visita guiada em diversos idiomas.

Tínhamos planeado sair hoje cedo para Bratislava, a capital da Eslováquia, mas os planos saíram gorados. Decidimos não dar descanso ao corpo e chegar cedo, muito cedo, a tempo de conseguir bilhetes para a visita ao parlamento. 

01 - Budapest - Parliament-1

Em grupos de dois, os visitantes, sob as ordens dos guardas, iam e voltavam desde a fila até à bilheteira. Subitamente, alguém diz: já não há bilhetes para as visitas em italiano. What??? São 9 da manhã???

A seguir somos nós.

– Hi, good morning. Can we have two tickets to the English tour?
– How many tickets? – diz a menina.
– Two tickets, please.
– Oh! That’s the last ones… so lucky!!!!

Bem, foi mesmo à tangente, como se diz em bom português.

01 - Budapest - Parliament-8

Procuramos uma sombra, daqui conseguimos, de soslaio, contemplar o pachorrento serpentear do Danúbio. Enquanto a multidão se amontoa à entrada do edifício, reparamos na sua perfeita simetria.

Em Pest, na parte leste da cidade, este magnífico edifício, plantado nas margens do Danúbio, é símbolo da representatividade democrática, da vontade do povo, da sua luta pelo lugar na condução dos destinos das nações.

Mas aqui é também símbolo da união de 3 cidades – Buda, Pest e Ôbuda – que se juntaram na Budapest que hoje conhecemos.

01 - Budapest - Parliament-4

A simetria do edifício é extraordinária. O lado direito e o lado esquerdo do parlamento são absolutamente iguais. As salas, os corredores, as câmaras, etc…

Enquanto esperávamos que um grupo de estudantes húngaros descesse a escadaria monumental, a principal do Parlamento, descubro que o edifício foi feito a pensar no funcionamento de duas câmaras, a câmara alta e a câmara baixa. Hoje, existe apenas uma câmara que reúne os representantes eleitos pelo povo. Dizem-me que têm assento 386 deputados. Penso cá pra mim: afinal há mais como nós, um país pequeno com uma enormidade de deputados. Venho a descobrir mais tarde que o número de deputados vai ser reduzido quase para metade a partir de 2014… bem, ficámos sozinhos!

 Hungarian parliament

A Segunda Guerra Mundial, que arrasou quase completamente Budapest, também deixou marcas no edifício. Contudo, engenhosamente, conseguiram-se salvar os magníficos vitrais que ornamentam as janelas. Graças ao laborioso trabalho de muita gente, foi possível, em tempo record, retirar as janelas e colocá-las em caixas de areia nas caves do edifício, permitindo assim que as mesmas escapassem aos bombardeamentos dos aliados.

O edifício é todo um misto de glamour gótico e de exacerbação do nacionalismo húngaro, com enormes efígies das grandes figuras da república a ornamentarem a “casa”.

01 - Budapest - Parliament-7

Local onde os Charutos ficavam à espera enquanto os “fumadores” ouviam o discurso!

Deambulando por corredores, sempre bem vigiados por seguranças, terminamos no local onde funcionou outrora a câmara baixa que hoje serve para conferências e encontros, e ficámos a saber quando é que um discurso vale “um cubano”.

Diz-se que quando o discurso estava a ser bom e os deputados se esqueciam dos seus charutos e estes acabavam por se consumir até ao fim, o discurso tinha valido “um cubano”.

Opening Hours for Tourist Visits

1st October – 30th April: Mon-Sat: 8.00-16.00, Sun: 8.00-14.00

1st May-30th September: Mon-Fri: 8.00-18.00, Sat: 8.00-16.00, Sun: 8.00-14.00

To visit the Parliament you have to be part of a tour. For citizens of EU countries the guided tour is free of charge. Although you need to book the guided tour. Get very early in the morning, otherwise it’s almost impossible get a ticket.

Everything about the visits can be found here: http://www.mkogy.hu/angol/eng/tajekoztato.htm

More information: http://www.mkogy.hu/angol/eng/leiras.htm

Kossuth Lajos tér, V. district

You have several options to get to the Parliament:

• M2 (red) metro line has a station at Kossuth Lajos tér,

• tram No. 2 also has a stop here,

• bus No 15,

• trolleys No 70, 78

01 - Budapest - Parliament-9

Comentários

Comentários

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply What to see in Budapest (Top Attractions) « os meus TRILHOS 14/05/2012 at 12:48

    […] Na casa da democracia em Budapest [Crónicas de Viagem] […]

  • Este artigo foi escrito para si. Se gostou, comente...