arquinha-da-moura.-tondela

Anta da Arquinha da Moura (Tondela)

Conhecida entre as gentes de Lajeosa do Dão por Pedra Merendeira, a Anta da Arquinha da Moura é um exemplar único do megalitismo.  Além do seu ótimo estado de conservação, nos esteios que suportam a mamoa ainda podemos encontrar pinturas rupestres.

Construída no Neo-calcolítico, no III milénio A.C., esta anta aparentemente só foi descoberta em 1990. Mas, desde então, tem recebido muita atenção. Diz-se por estas terras, de vinhedos e campos de cultivo, que a a laje da anta era já há muito conhecida, como Pedra Merendeira, onde os trabalhadores da lavoira se juntavam no repasto da merenda.

arquinha-da-moura.-tondela

Atualmente, a anta só pode ser visitada por fora, protegendo-se assim o valioso património que encerra. Entre o seu espólio recolhido aquando das escavações, contam-se inúmeros fragmentos de cerâmica referentes, quer à utilização inicial do monumento, como à sua posterior reutilização campaniforme. O mesmo se poderá dizer dos objectos líticos lascados e polidos que aí se identificaram.

arquinha da moura. tondela

Localização:

Apesar de situada na freguesia de Lajeosa do Dão, desde a saída da cidade de Tondela que o caminho está devidamente identificado.

Localização da Anta: N 40° 30.505 W 008° 00.513
Localização da Anta: N 40° 30.505 W 008° 00.513

Para saber mais: Município de Tondela

Comentários

Comentários

Olá, somos o Sérgio e a Sandra! Costumamos dizer que "somos viajantes a tempo inteiro e juristas nas horas vagas". Mas somos, acima de tudo, apaixonados pelo mundo, pelas viagens... sejam elas curtas ou longas. É da Guarda, a cidade dos cinco f's e por sinal a mais cidade mais alta, que procuramos abolir fronteiras. Com mochila às costas e botas calçadas venham connosco, entrem em autocarros apinhados, comboios eternos e estradas lamacentas… Tudo sobre nós >>> Sigam-nos no Facebook

One thought on “Anta da Arquinha da Moura (Tondela)

  1. Tentei uma vez seguir as placas mas não fui dar a lado nenhum, provavelmente andei perdido. Para a próxima visita à terrinha vou explorar melhor este local. Conhecem as antas do Carregal do Sal bem perto da lageosa do Dão? São um passeio fantástico que fiz uma vez de bicicleta e recomendo

Leave a Reply

Your email address will not be published.