Portugal, Viseu

Anta da Arquinha da Moura (Tondela)

28/07/2012

Conhecida entre as gentes de Lajeosa do Dão por Pedra Merendeira, a Anta da Arquinha da Moura é um exemplar único do megalitismo.  Além do seu ótimo estado de conservação, nos esteios que suportam a mamoa ainda podemos encontrar pinturas rupestres.

Construída no Neo-calcolítico, no III milénio A.C., esta anta aparentemente só foi descoberta em 1990. Mas, desde então, tem recebido muita atenção. Diz-se por estas terras, de vinhedos e campos de cultivo, que a a laje da anta era já há muito conhecida, como Pedra Merendeira, onde os trabalhadores da lavoira se juntavam no repasto da merenda.

arquinha da moura

Atualmente, a anta só pode ser visitada por fora, protegendo-se assim o valioso património que encerra. Entre o seu espólio recolhido aquando das escavações, contam-se inúmeros fragmentos de cerâmica referentes, quer à utilização inicial do monumento, como à sua posterior reutilização campaniforme. O mesmo se poderá dizer dos objectos líticos lascados e polidos que aí se identificaram.

Localização:

Apesar de situada na freguesia de Lajeosa do Dão, desde a saída da cidade de Tondela que o caminho está devidamente identificado.

Localização da Anta: N 40° 30.505 W 008° 00.513
Localização da Anta: N 40° 30.505 W 008° 00.513

Para saber mais:

http://www.cm-tondela.pt/index.php?option=com_k2&view=item&id=1175:a-valorizacao-do-patrimonio-concelhio-a-anta-da-arquinha-da-moura&Itemid=320

Posts Relacionados:

Anta de Pêra do Moço (Guarda)

Museu Terras de Besteiros (Tondela)

Comentários

Comentários

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply Luffi 06/11/2012 at 05:43

    Tentei uma vez seguir as placas mas não fui dar a lado nenhum, provavelmente andei perdido. Para a próxima visita à terrinha vou explorar melhor este local. Conhecem as antas do Carregal do Sal bem perto da lageosa do Dão? São um passeio fantástico que fiz uma vez de bicicleta e recomendo

  • Este artigo foi escrito para si. Se gostou, comente...