Train to Goa

Bem-Vindos a bordo… de um comboio indiano

Aproximo-me das portas que vão constantemente abertas, aproveito a belíssima paisagem para tirar algumas fotos. O comboio abranda a marcha conforme nos aproximamos da estação. Está uma humidade elevadíssima e sinto a roupa a colar ao corpo. Não conseguimos bilhetes em classe com ar condicionado, temos de viajar 12 h até Goa, com uma temperatura insuportável, num comboio apinhado e com barras em vez de janelas. A juntar a isto, as imensas paragens que o comboio vai fazendo impedem-no de ganhar velocidade fazendo com que não entre ponta de ar fresco pelas janelas escancaradas.

Train to Goa

Mas as longas horas de viagem são tudo, menos entediantes. Quando falta a animação, há comida, um bom livro e muito mais importante, uma abastada dose de paciência.

Hoje, e parece que todos os dias, está montado um autêntico espetáculo de variedades a bordo do comboio. Há palhaços e malabaristas, miúdos franzinos com pinturas na cara que, a troco de umas rupias, se contorcem enfiando os corpos em arcos de metal. Há comida, muita comida. Há pepinos descascados e bolachas, água fresca e chaí, brinquedos e, já perto de Goa, vendedores de terços.

Faz tábua rasa de tudo o que conheces, porque num comboio indiano tudo pode acontecer…

Os vendedores que nos esperam nas plataformas, de tabuleiro aos ombros, preparam as suas iguarias. A pouco e pouco os pregões e os cheiros percorrem as carruagens. Entram e saem estação após estação. Passam o dia rodopiando com os tabuleiros à cabeça e os cestos nas mãos.

Foto-1

Nós, ocidentais branquelas com ar ofegante, vamos comendo de tudo…

Os indianos ao nosso lado fazem o mesmo. Contudo, são mais experimentados, conhecem as estações e os sítios onde se comem as melhores iguarias.

Entramos no estado de Maharashtra e a paisagem muda radicalmente. Torna-se luxuriante de um verde garrido e húmido.

Goa é já ali!

[todas as crónicas da “carreira da índia”]

blog - siga-nos no facebook

Comentários

Comentários

Olá, somos o Sérgio e a Sandra! Costumamos dizer que "somos viajantes a tempo inteiro e juristas nas horas vagas". Mas somos, acima de tudo, apaixonados pelo mundo, pelas viagens... sejam elas curtas ou longas. É da Guarda, a cidade dos cinco f's e por sinal a mais cidade mais alta, que procuramos abolir fronteiras. Com mochila às costas e botas calçadas venham connosco, entrem em autocarros apinhados, comboios eternos e estradas lamacentas… Tudo sobre nós >>> Sigam-nos no Facebook

4 thoughts on “Bem-Vindos a bordo… de um comboio indiano

  1. aderi aos trilhos por ouvir falar bem, quando comecei a ver as fotos apercebi-me de que conhecia a viagante de algum lado! nao sabia de onde nem sequer se a impressao era verdadeira! mas sim, estudamos as duas na mesma escola! espero que continues a fazer o que mais gostas, boas viagens…

Leave a Reply

Your email address will not be published.