Hamburgo, a potência do norte

Mas afinal quem é que se lembra de visitar Hamburgo?

Hamburgo apareceu por acaso no nosso percurso. Tínhamos alguns dias e queríamos fazer uma viagem de uns dias pela Europa. No ano passado tínhamos estado na Europa Central (Hungria, Eslováquia e Polónia), mas não conseguimos ir a nem à República Checa nem à Alemanha. Fica para a próxima, pensámos na altura. A próxima, tornou-se realidade rapidamente.

Hamburgo

Depois dos dias primaveris e bastante quentes chegámos a uma Alemanha envolta num manto frio, onde as árvores ainda despidas eram sinal de uma primavera que tardava em chagar a estes lados da Europa.

Hamburgo é uma das cidades mais importantes da Alemanha e o segundo maior porto da Europa.

Optámos por ficar alojados no centro da cidade, mesmo ao lado da estação. Ao longe, um dos principais pontos  a  igreja de Michaeliskirche, no seu característico estilo gótico, vigia as nuvens carregadas que se adensam nos céus. Os habitantes chamam-lhe carinhosamente de “Michel”.

IMG_0224.jpg

Esta magnífica  igreja possui um impressionante órgão de tubos com 5 teclados, que merece um relaxada visita . Todos os dias à hora de almoço (12:00), é tocada uma peça de cerca de 15 minutos criando uma atmosfera especial.

Começam a cair as primeiras gotas de chuva quando saímos da igreja. O ar está gélido, parece inverno. Invejamos os nossos amigos que em portugal continuam a colocar fotos em poses veraneantes.

Quando chegamos à praça principal de Hamburgo, em frente ao famoso Rathaus, a chuva alivia e o frio esmorece. Queríamos visitar o edifício, que em 1943 foi completamente destruído pelos ingleses na  Operation Gomorrah. Hoje está fechado… não há visitas.

Rathaus, Hamburgo

interior do Rathaus, Hamburgo

Mas os alemão passam incólumes ao frio, sempre que o sol rasga as nuvens saem para rua. A chuva desaparece, o vento dissipa as nuvens e aparece o sol. Com eles os ciclistas, os corredores, os comedores de gelados… regressa a vida.

IMG_0239.jpg

Hamburgo é conhecida como a “cidade dos rios”, à custa dos imensos canais que se espalham pela cidade. Plantada ao longo do rio Elba, a cidade tem um importantíssimo porto comercial, o maior da Alemanha e o segundo da Europa.

Aos imensos canais, junta-se o extraordinário Lago Alster (Binnenalster), onde Oliver Voss, instalou a famosa “Mulher do lago”, na altura o escultor referiu que “Hamburgo e a água são complementares. As pessoas vivem junto de, e vivem em função, da água.”

Lago Alster (Binnenalster), Hamburgo

Ao final do dia, o lago é o ponto de encontro.

Lago Alster (Binnenalster), Hamburgo

IMG_0219.jpg

Guia de Viagem de Hamburgo 

Quando visitámos? Visitámos Hamburgo em Abril de 2013. A Ryanair voa para muitas cidades alemãs, entre elas Hamburgo (Lübeck). Então, porque não? Voámos para Hamburgo, apanhámos um autocarro para Berlim, cruzámos a fronteira e seguimos até Praga. Voltámos a entrar na Alemanha, resistimos às salsichas em Nuremberga e regressamos ao Porto.

Como chegar: de Portugal existem voos diretos para Hamburgo. A solução mais barata será voar do Porto para Lübeck-Hamburgo e depois apanhar autocarro do aeroporto até ao centro de Hamburgo.

Mover-se: Hamburgo apesar de ser uma cidade grande, os principais pontos de interesso podem percorrer-se a pé.

Hamburgo está umas horas de Berlim, equacione continuar a sua viagem em direção ao sul 🙂

Mais informações:

Relatos de Viagem:

Enhanced by Zemanta

Comentários

Comentários

Olá, somos o Sérgio e a Sandra! Costumamos dizer que "somos viajantes a tempo inteiro e juristas nas horas vagas". Mas somos, acima de tudo, apaixonados pelo mundo, pelas viagens... sejam elas curtas ou longas. É da Guarda, a cidade dos cinco f's e por sinal a mais cidade mais alta, que procuramos abolir fronteiras. Com mochila às costas e botas calçadas venham connosco, entrem em autocarros apinhados, comboios eternos e estradas lamacentas… Tudo sobre nós >>> Sigam-nos no Facebook

8 thoughts on “Hamburgo, a potência do norte

  1. Sandra Pereira, obrigado pelos comentários. Apesar de n ser muito visitada, Hamburgo tem os seus encantos 🙂

  2. Obrigada obrigada pela partilha do meu Lago Alster! 🙂 Sinto-me lisonjeada… 🙂 Fotos lindas de Hamburgo, as vossas! Parabéns! Maricleta **

  3. Denise, muito obrigado pelos comentários e pela visita. Esperamos vê-la mais vezes por aqui 🙂
    Andamos a "cuscar" o seu blog e gostámos muito. Parabéns.

  4. Ana, Hamburgo, apesar de ser a grande potência do norte, como lhe chamámos, não é mais caro que Berlim.
    É uma cidade mais moderna, com menos história, mas com charme. É a cidade das grnades empresas de "media". Tem um lago muito interessante. A nível turístico, tem menos oferta que Berlim, claro está. Mas vale a pena a visita…

  5. Boas, vou viajar para hamburgo a partir de bruxelas e queria saber qual o aeroporto que a ryanair usa. Cumprimentos

    1. Caro Daniel,
      Obrigado pela visita.
      A Ryanair voava para Lubeck, mas acho que agora os voos são todos para o Aeroporto de Hamburgo. Contudo, sugiro que contacte a Ryanair para confirmar o aeroporto.
      Abraço
      Sérgio

Leave a Reply

Your email address will not be published.