Gerês: 5 locais a não perder

O Parque Nacional Peneda-Gerês é um dos locais mais genuínos em Portugal. É um misto de natureza e tradição. Desde as cascatas impressionantes, aos garranos selvagens, o Gerês apaixona.

Estes são os nossos locais preferidos, venha connosco conhecer 5 locais que não pode perder no Gerês…

1 – Pitões das Júnias e Mosteiro de Santa Maria das Júnias

Pitões das Júnias é uma aldeia situada dentro do Parque Nacional Peneda-Gerês, na região de Barroso, Trás-os-Montes. Faz parte do Concelho de Montalegre, Distrito de Vila Real. A sua origem confunde-se com a do Mosteiro de Santa Maria das Júnias, entre os séculos IX e XI.

A Aldeia de Pitões das Júnias

Mosteiro de Santa Maria das JúniasMosteiro de Santa Maria das Júnias

 2 – Cascatas e lagoas do Tahiti e Cascatas do Rio Homem

O local não vêm nos roteiros, conselhos de amigos levaram-nos a este sítio que dizem mágico. Depois de passarmos Vilar de Veiga, virámos à direita por estradas estreitas mas paisagem bucólicas… Seguimos para Cabril até encontrarmos a ponte sobre o Rio Arado. Daqui já podemos observar algumas lagoas, mas aventuremo-nos mais abaixo, por um pequeno trilho do lado direito do rio, até termos esta visão exótica.

cascatas Gerês - Cascatas no Rio AradoCascatas no Rio Arado

Cascatas do Rio HomemCascatas do Rio Homem

3 – Os Espigueiros

Também chamados de caniços ou canastro, os espigueiros são estruturas de pedra que têm como função a secagem do milho. Através da elevação do solo com recurso a colunas de pedra, permite-se o afastamento do mesmo aos roedores. São usadas fissuras laterais para permitir a circulação do ar.

Apesar de estas estruturas se encontrarem um pouco por todo o país, é no Norte que eles são mais característicos, principalmente os da zona do Gerês, construídos inteiramente de pedra.

Os espigueiros aqui referidos, os do Soajo e do Lindoso, são imóveis classificados como de interesse público.

espigueiros - lindoso - geresEspigueiros do Lindoso

4 – Ponte da Misarela

Na Ponte da Misarela o diabo anda mesmo à solta, fazem-se mezinhas e rezam-se quebrantos.

Depois de Pitões das Junias, descendo em direção ao Cávado, o rio Rabagão corre livre, sulcando rochas e falésias, deixando atrás de si um rasto de lagoas profundas e cascatas íngremes. Continuar a ler sobre a ponte da Misarela.

Ponte da Misarela-1Ponte da Misarela, onde o diabo anda à solta

5 – Vilarinho da Furna, a aldeia afundada!

Aqui o progresso matou os pastos, os terrenos de cultivo, a paisagem, a cultura, uma herança de tempos imemoriais, enfim as pessoas morreram com a aldeia. E a troco que quê? De 5 o m2. Este foi o preço pago na altura pela empresa de energia nacional.

Vilarinho da Furna era uma pequena aldeia da freguesia de S. João do Campo, situada no extremo nordeste do concelho de Terras de Bouro, distrito de Braga. A sua origem perde-se. Foi destruída a 21 de Maio de 1972 por uma barragem.

Vilarinho da FurnaVilarinho da Furna

Usando os links abaixo para planear a sua viagem está a ajudar “Os Meus Trilhos” e você não paga nada a mais por isso…

 

Comentários

Comentários

Olá, somos o Sérgio e a Sandra! Costumamos dizer que "somos viajantes a tempo inteiro e juristas nas horas vagas". Mas somos, acima de tudo, apaixonados pelo mundo, pelas viagens... sejam elas curtas ou longas. É da Guarda, a cidade dos cinco f's e por sinal a mais cidade mais alta, que procuramos abolir fronteiras. Com mochila às costas e botas calçadas venham connosco, entrem em autocarros apinhados, comboios eternos e estradas lamacentas… Tudo sobre nós >>> Sigam-nos no Facebook

18 thoughts on “Gerês: 5 locais a não perder

  1. Comecei a acampar no Gerês em Março de 1983 e continuei até Agosto de 1988. É para mim o local mais bonito de Portugal. Tradição, gastronomia, paisagem, sossego, video, fotografia, caminhadas, piscinas naturais, animais selvagens… um sem-fim de assuntos/locais e, ainda, de história e arqueologia. A estrada Romana de Aqua Flavia/Braccara Augusta (Braga/Chaves), agricultura comunitária… Só indo e estando lá. Soberbo e arrebatador 🙂

  2. Eu irei esse ano 🙂 e volto para dizer o que achamos 😀 Já posso adiantar que tenho certeza que iremos amar !!! 😀

  3. Vou de ferias agira em setembro e vou acampar la estou super anciosa pois pel ue vi é lindo!

  4. Uma das mais belas regiões de Portugal, que tenho o gosto de bem conhecer, Fui lá varias vezes e passei umas férias muito agradáveis, em Arcos de Valdevez, o que me permitiu visitar toda a região

Leave a Reply

Your email address will not be published.