Miradouros Durienses, locais para mirar o Douro

O Alto Douro Vinhateiro e a região duriense foram inscritos em 2001 na Lista do Património Mundial Classificado pela UNESCO.

Mas nem só de vinhas vive o rio Douro. Ao longo dos seus 927 km, desde a nascente na Serra de Urbion, em Espanha, até à foz no Atlântico, o Douro molda a paisagem deste país. Talhou a custo a personalidade de transmontanos e beirões, criou amêndoa e azeite. Deu fama ao vinho e conserva uma das mais belas paisagens naturais e humanas do mundo.

Esta paisagem, construída com doses iguais de esforço por homem e natureza, é o apogeu do esforço colectivo mas anónimo.

O Rio é o elemento aglutinador deste modo de vida. Há muitas formas de ver e sentir o Douro, sejam elas numa tasca sobranceira ao Pinhão ou refastelados sentido o suave odor da maresia, na zona da ribeira no Porto.

Por isso quisemos juntar num só local um conjunto de lugares e sítios com personalidade própria. Lugares onde o Douro é o mote, a razão e o pano de fundo.

Aqui podem encontrar fotos nossas, relatos das nossas incursões pelos socalcos durienses, mas também fotos e recomendações de outros viajantes.

Este é um local aberto, à espera de ser partilhado.

Mapa com os “nossos” miradouros durienses

Ver Miradouros Durienses num mapa maior

 

 

 1 – Miradouro do Alto de Vargelas

Miradouros Durienses Quem subir ao alto de Vargelas ficará com a certeza de que chegou ao ponto mais belo do céu. O Miradouro do Alto de Vargelas situa-se na margem sul do rio, no distrito de Viseu (Concelho de São João da Pesqueira)

 

 2 – Miradouro de São Salvador do Mundo

Miradouros Durienses O Miradouro de São Salvador do Mundo, em São João da Pesqueira situa-se na margem esquerda do Douro. Daqui, uma estrondosa vista sobre o Rio e a Barragem da Valeira corta-nos a respiração.

 

 3 – Miradouro de São Leonardo de Galafura

Miradouros Durienses São Leonardo de Galafura situa-se no distrito de Vila Real e é um dos mais enigmáticos miradouros da região duriense. Daqui podemos admirar o vale do Douro em todo o seu esplendor.

 

 4 – Miradouro do Museu do Côa

Miradouros Durienses Neste píncaro, já no Distrito da Guarda, podemos observar a confluência do rio Côa com o Douro. Este miradouro dá-nos uma visão impressionante do poder da natureza.

  • Mais informação sobre o Miradouro do Museu do Côa (Brevemente)

 

5 – Miradouro de S. Pedro (Sta Marta de Penaguião)

Miradouro de São Pedro-4 Miradouro de S. Pedro em S. João de Lobrigos – Santa Marta de Penaguião – situa-se num local elevado, donde podemos contemplar várias freguesias do concelho de Santa Marta e também os concelhos vizinhos da Régua e Lamego. 

 

 

 

Comentários

Comentários

Olá, somos o Sérgio e a Sandra! Costumamos dizer que "somos viajantes a tempo inteiro e juristas nas horas vagas". Mas somos, acima de tudo, apaixonados pelo mundo, pelas viagens... sejam elas curtas ou longas. É da Guarda, a cidade dos cinco f's e por sinal a mais cidade mais alta, que procuramos abolir fronteiras. Com mochila às costas e botas calçadas venham connosco, entrem em autocarros apinhados, comboios eternos e estradas lamacentas… Tudo sobre nós >>> Sigam-nos no Facebook

6 thoughts on “Miradouros Durienses, locais para mirar o Douro

Leave a Reply

Your email address will not be published.