Barcelona, Espanha

Entrar no Parque Güell em Barcelona vai começar a ser pago

04/08/2013

É oficial. A partir de Outubro de 2013, entrar no Parque Güell, em Barcelona, vai custar entre 7 e 8 euros de entrada para turistas.

O Parque Guëll era uma das únicas obras de Gaudí cujo o acesso era gratuito… deixou de ser!

Para já, os habitantes das zonas circundantes do parque terão acesso gratuito.

Ainda que o pagamento não seja consensual entre a população de Barcelona, de acordo com o Governo desta comunidade autónoma, o pagamento tem o objectivo de melhorar a qualidade de vida das povoações vizinhas e a proteção do património artístico e cultural da cidade de Barcelona.

Construído entre 1900 e 1914, a pedido do industrial Guëll, o parque é hoje um espaço público, incluído na lista de património da humanidade, pela UNESCO.

Parque Güell

Em fevereiro de 2012 percorremos os espaços do modernismo em Barcelona , como não podia deixar de ser, maravilhámo-nos com as formas curvilíneas características do traço de Gaudí:

Por volta do meio-dia, já com o sol bem alto, alcançamos uma das colinas de Barcelona, a montaña del carmel, onde tomou forma o famoso Parque Guëll, também ele desenhado por Gaudí. Construido entre 1900 e 1914, a pedido do industrial Guëll, o parque é hoje um espaço público, incluído na lista de património da humanidade, pela UNESCO.

Gaudí inspira-se nas formas orgânicas da natureza para desenhar o parque e afasta-se completamente das ideias clássicas rectilíneas. Não existe qualquer visão racionalista, tudo aqui é inovador, pelo menos assim o foi. Começamos por visitar a Casa Museu de Gaudi. Além das divisões da casa por onde se moveu e alguns objectos que pertenceram ao próprio e a amigos, não passa de um espaço vulgar, que na nossa opinião, dispensa a visita.

Ainda que estas medidas possam, em último grau, controlar o acesso ao Parque, não nos parece, como é óbvio, que o principal objectivo seja o da proteção do espaço em si mesmo, mas sim uma forma de rentabilizar e lucrar com um dos espaços mais frequentados desta belíssima cidade.

Comentários

Comentários

You Might Also Like

No Comments

Este artigo foi escrito para si. Se gostou, comente...