Grécia

Pnyx: aqui, nasceu a democracia (Atenas, Grécia)

09/11/2013

Se toda a gente sabe o que se passou em Belém há cerca de dois mil anos, todos deveriam saber a importância da colina de Pnyx para a civilização moderna como nós a conhecemos.

Também eu tenho de fazer mea culpa: até vir à Grécia, nunca tinha ouvido falar desta colina, a colina Pnyx.

Colina de Pnyx, Atenas

Nesta colina, sobranceira à Acrópole, nasceu a democracia!

Na Grécia antiga, Pnyx foi o ponto de encontro oficial da Eclésia, a assembleia do povo. Desde o Séc. 6º a.C até ao Séc. IV a.C., em Pnyx foram tomadas as mais importantes decisões para a cidade-estado de Atenas. Neste período, vultos da política grega deram corpo às artes da oratória, entre eles os famosos Temistocles, Péricles e Demóstenes.

No Séc. V a.C.o local de reunião da Eclésia foi transferido para esta colina sobranceira à Acropole. Nos tempos áureos, a estrutura que albergava a Assembleia chegou a ter capacidade para mais de 14 mil pessoas.

Pnyx é assim: um marco indelével na história da humanidade, é o berço do mais perfeito sistema de governo. Aqui foram travados os mais renhidos debates, aqui o povo começou a mandar nos assuntos da Polís.

Aqui, nasceu a democracia. 

Deixamos-nos estar. O Sol de Novembro está forte, forte demais para esta altura do ano. Protegidos pela sombra de um pinheiro, comemos as sandes que preparámos para o almoço. Ao nosso redor, outros fazem o mesmo, enquanto bebericam o frappe. Os cães correm de um lado para o outro, enquanto o Pártenon lá está, como há tantos séculos: imóvel!

 

 

 

Comentários

Comentários

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply António Filipe 15/12/2013 at 11:10

    Também visitei Atenas há alguns dias. Gostei muito de ouvir o vosso relato e as vossas fotos. Devíamos aprender mais com os clássicos.
    Obrigado pela partilha e bons trilhos.
    António

  • Este artigo foi escrito para si. Se gostou, comente...