América Latina - Ir para contar, Argentina, Pela Patagónia

El Ateneo, uma pérola bem guardada no centro de Buenos Aires

13/03/2014
Livraria Ateneo, Buenos Aires

Buenos Aires não é só tango e futebol. Esta cidade transpira cultura e, para os amantes dos livros, esta metrópole esconde autênticas pérolas. Em cada esquina há uma livraria. Umas pequenas, outras gigantescas. Os porteños transeuntes folheiam demoradamente os livros, nota-se que se deleitam com o toque das folhas a correr de dedo em dedo.

Mas é na Avenida Santa Fé, no centro da cidade, que se esconde uma das jóias da coroa: a Livraria El Ateneo Grand Splendid, para muitos, uma das livrarias mais bonitas do mundo, senão mesmo a mais bonita.

Livraria Ateneo, Buenos Aires

Livraria Ateneo, Buenos Aires

El Ateneo foi escolhida pelo jornal britânico The Guardian como a segunda livraria mais linda do mundo (a primeira é a livraria a Selexyz Dominicanen Boekhandel na cidade holandesa de Maastricht e a nossa romântica Livraria Lello, ocupa um honroso 3º lugar).

Este magnífico edifício, construído para funcionar como teatro, em 1903 , conserva ainda hoje todo o glamour de então: a cúpula magnificamente pintada, as varandas originais e as cortinas de veludo.

Livraria Ateneo, Buenos Aires

Aqui, sentimos-nos verdadeiramente no paraíso. A musica acompanha a leitura, os livros descansam mansamente nas estantes enquanto centenas de pessoas deambulam pelas entranhas do teatro, agora livraria.

Por este teatro desfilaram outrora grandes personalidades do tango, Carlos Gardel, Ignacio Corsini e Roberto Firpo.

De acordo com informação da empresa que gere a livraria, El Ateneo além da maior livraria de Buenos Aires é aquela que maior quantidade e variedade de livros tem: 120 mil títulos. Além do mais, percorrem a livraria 3 mil pessoas por dia e vende mais de 700 mil livros por ano.

Como chegar à Livraria Ateneo na Avenida Santa Fé, 1860, Buenos Aires

 

  • Coletivo n.º 10 – 12 – 37 – 39 – 101 – 108 – 124 – 132 – 150 – 152.
  • Linha de metro D: Estação Callao

Livraria Ateneo, Buenos Aires

 

Comentários

Comentários

3 Comments

  • Reply Fábio Santos 22/04/2014 at 23:56

    Mas que grande pérola! Adorei as fotografias 🙂

    • Reply os meus trilhos 25/04/2014 at 19:28

      Obrigado Fábio. Para quem gosta de livros, o Ateneo é uma beleza… Abraço!

  • Reply O que fazer em Buenos Aires? - Os Meus Trilhos 29/06/2014 at 21:34

    […] Passeia-te lentamente entre os milhares de livros na Livraria “El Ateneo”, que, segundo muitos, é a mais bonita livraria do […]

  • Leave a Reply