América do Sul, América Latina - Ir para contar, Argentina, Pela Patagónia

Bem-Vindos ao gelo patagónico (Glaciar Perito Moreno)

19/03/2014
GLACIAR PERITO MORENO

Glaciar Perito Moreno

Às 9:30 da manhã, apanhámos o autocarro no terminal de omnibus de El Calafate.

O tempo está chuvoso, ao contrário do que o dia anterior fazia prever. Aqui, na Patagónia, o tempo é imprevisível e, além da chuva miudinha que vai caindo, está um frio que nos gela até os ossos.

São quase duas horas de viagem até ao Parque Nacional Los Glaciares. Vamos tirando umas fotos pela janela do autocarro e aproveitamos para pôr a leitura em dia.

Após curvas e contra curvas apertadas, entre as lengas e os calafates tão característicos desta região austral, lá aparece o bloco de gelo. O famoso Glaciar Perito Moreno aparecia diante de nós.

Ao longe, parece um ponto minúsculo, mas, quando a distância se encurta, facilmente percebemos que estamos perante uma criação gigante da mãe natureza.

[box type=”note” ]Veja a nossa galeria com todas as fotos do Glaciar Perito Moreno[/box]

Do que lemos e ouvimos dizer, nada nos preparou para a língua de gelo que se estende a perder de vista. Ao mesmo tempo aumenta a nossa desilusão por não termos conseguido lugar do grupo que irá fazer o Ice Treeking no topo do Glaciar Perito Moreno.

Perdemos a oportunidade única de caminhar em cima da massa congelada de anos e anos de acumulação de suaves gotas liquidas que se comprimem. Este é um dos fenómenos naturais que mais impressionantes e ainda mais magníficos tornam a vida neste planeta e que nos motivam a ir sempre mais longe, viajando de mochilas e com uma enorme sede de caminho.

GLACIAR:  é uma grande e espessa massa de gelo formada em camadas sucessivas de neve compactada e recristalizada, de várias épocas, em regiões onde a acumulação de neve é superior ao degelo. É dotada de movimento e se desloca lentamente, em razão da gravi

Comprámos, já no local, os bilhetes para o barco que nos aproxima ao bloco de gelo, ficando então o glaciar perito moreno ao alcance de um salto mais arriscado, no perfeito ângulo fotográfico com que os turistas capturam eternamente a beleza do azul imenso.

Perito Moreno-4

Dizem que em dias de névoa se realçam as tonalidades azuis do gelo.

Hoje o seu azul magnifico parece que nos quer  brindar. Não fora a chuva miudinha que nós faz constante companhia e se entranha para dentro da roupa, tocando-nos a pele, e o espectáculo seria ainda mais encantador.

O barco gira, dá meia volta para nos deixar no cais.

Chegou a hora do gelo, do frio... chegou a hora do Glaciar Perito Moreno!

Perito Moreno-17

De novo no autocarro tentamos recuperar a temperatura corporal, mas antes que tal aconteça, descemos novamente e enfrentamos agora as passadeiras que serpenteiam o Perito Moreno e nos permitem uma aproximação quase intima com o gelo.

O seu nome é uma homenagem a Francisco Pascasio Moreno, criador da Sociedade Científica Argentina e um famoso explorador da região austral da Argentina.

GLACIAR:  é uma grande e espessa massa de gelo formada em camadas sucessivas de neve compactada e recristalizada, de várias épocas, em regiões onde a acumulação de neve é superior ao degelo. É dotada de movimento e se desloca lentamente, em razão da gravi

Daqui de cima podemos vê-lo em toda a sua magnitude. Visto de frente, são 5 km de gelo, que se estendem por mais de 30 km pela cordilheira andina adentro.

Centenas de turista vão desfilando nas “passarelas” olhando encantados o que estende para lá do horizonte, as conversas são interrompidas por mais um desprendimento que ecoa no ar, como se de um trovão se tratasse. Viram-se os pescoços a tempo de ver um bloco tocar a água e fundir-se na imensidão do lago argentino.

Passeamos, de um lado para o outro, mas encarando o glaciar de todos os ângulos, ajeitando a camara entre as gotas de chuva tentamos captar o melhor momento e o nosso sorriso perfeito.

Perito Moreno-2

a Sandra e o Sérgio, quase irreconhecíveis… no Perito Moreno!

 

Perito Moreno-28   Perito Moreno-26

O Glaciar é uma grande e espessa massa de gelo formada em camadas sucessivas de neve compactada e recristalizada, de várias épocas, em regiões onde a acumulação de neve é superior ao degelo.

É dotada de movimento e se desloca lentamente, em razão da gravidade, relevo abaixo, provocando erosão e sedimentação glacial. Dizem que se pode deslocar cerca de 2 metros por dia… incrível, não acham?

Iguelmente incrível é o facto de esta massa de gelo, o glaciar Perito Moreno, ser a terceira maior reserva de água doce do mundo. Conta-se por aqui que se derretesse, os oceanos subiriam de tal forma que a cidade de Atenas seria submersa.

O glaciar Perito Moreno nasceu para ser uma estrela. Estrategicamente posicionado em frente à Península de Magalhães permite-nos uma perspectiva fantástica de toda a sua magnitude.

Com uma frente de 5 km e uma parede de gelo que se ergue a mais de 60 metros acima do nível da água do lago Argentino, o Perito Moreno, além de ser um dos mais famosos glaciares é também dos pouco que se pode considerar estável e que não tem sentido os efeitos das alterações climáticas.

Perito Moreno-21

[box type=”info” ]

Dicas de Viagem ao Glaciar Perito Moreno.

  • O glaciar perito moreno situa-se no Parque Nacional Los Glaciares, a cerca de 80 km de El Calafate.
  • A entrada no Parque Nacional Los Glaciares custa 130 Pesos Argentinos (abril de 2014) e pode comprar-se mesmo à entrada do parque (o coletivo – autocarro- pára e funcionários do parque entram no autocarro e cobram o bilhete.
  • O bilhete de autocarro regular para o Perito Moreno custa apro. 160 pesos argentinos (abril de 2014) e sai da estação de omnibus às 9:30 da manhã.
  • Existem tours que ficam um pouco mais caras e algumas até permitem que caminhemos sobre o gelo (ice trekking). Se quer fazer o ice trekking sugerimos que reserve com alguns dias de antecedência, mesmo na época baixa, uma vez que os lugares são limitadíssimos e só uma empresa está autorizada a fazer este tipo de tour.
  • No início das “passerellas” existe um pequeno café onde se podem comprar bebidas, comida e souvenirs.
[/box]

Comentários

Comentários

No Comments

Leave a Reply