Sala Árabe (Palácio da Bolsa)

Palácio da Bolsa (Porto)

Qualquer incursão pela cidade invicta não pode dispensar uma visita a uma das jóias da coroa: o Palácio da Bolsa!

Erigido em frente do jardim Infante D. Henrique, este magnífico monumento em estilo neoclássico foi obra de muitos artífices, mestres de renome e cidadãos anónimos.

O palácio da Bolsa começou a ser  construído em outubro de 1984, no terreno onde existira o Convento de S. Francisco, em virtude do encerramento da Casa da Bolsa do Comércio obrigando,temporariamente os comerciantes portuenses a discutirem os seus negócios na Rua dos Ingleses, em pleno ar livre.

O Palácio da Bolsa já não serve os propósitos de outrora, uma vez que a bolsa foi transferida para Lisboa. Atualmente, além de ser a sede da Associação Comercial do Porto, serve para os mais diversos eventos culturais, sociais e políticos da cidade, sendo que o Salão Árabe é um dos mais requisitados do Palácio.

Pátio das Nações - Palácio da Bolsa
Pátio das Nações, a sala que dá as boas-vindas aos visitantes.

Classificado como monumento nacional, o Palácio da Bolsa, um dos principais ex-libris e pólos de atracção da cidade e da região, recebe anualmente mais de 200 000 visitantes.

Atualmente, só é possível visitar o Palácio da Bolsa através de visitas guiadas, cujo bilhete custa 7€, mas, se integrado em pacotes promocionais, poderá custar bastante menos (por exemplo, nós comprámos o bilhete do Palácio da Bolsa juntamente com o de Serralves e custou-nos apenas 10,5€)

A visita, leva-nos cerca de meia hora e percorre as inúmeras salas e pátios que fazem deste palácio único em Portugal. Recentemente, abriram mais três salas ao público, uma delas inclui o gabinete usado por Gustave Eiffel durante o seu período na cidade, no século XIX.

Até há bem pouco tempo, era expressamente proibido tirar fotografias no interior do Palácio, contudo, recentemente, foram alteradas as regras, pelo que, agora, já se permite aos visitantes tirar fotografias.

Contudo, o espaço que mais cativa e que deixará qualquer viajante perplexo é o magnificente e deslumbrante Salão Árabe. Inspirado no Palácio de Alhambra em Granada (mas pouco fica a dever-lhe) é um hino à arquitetura mourisca, ainda que tenha sido idealizado e construído por portugueses, numa das zonas do território com menos influência dos mouros.

 

O famosíssimo Salão Árabe

SALÃO ÁRABE

A Sala do Presidente

Sala do Presidente

O Pátio das Nações

Pátio das Nações

Os Viajantes…

OS viajantes no Salão Árabe

 

Para Saber mais:

Sobre Horários e Visitas

Wikipedia

www.portoxxi.com/

 

Agora relaxe e delicie-se com todas as fotos do Palácio da Bolsa:

 

Comentários

Comentários

Olá, somos o Sérgio e a Sandra! Costumamos dizer que "somos viajantes a tempo inteiro e juristas nas horas vagas". Mas somos, acima de tudo, apaixonados pelo mundo, pelas viagens... sejam elas curtas ou longas. É da Guarda, a cidade dos cinco f's e por sinal a mais cidade mais alta, que procuramos abolir fronteiras. Com mochila às costas e botas calçadas venham connosco, entrem em autocarros apinhados, comboios eternos e estradas lamacentas… Tudo sobre nós >>> Sigam-nos no Facebook

3 thoughts on “Palácio da Bolsa (Porto)

Leave a Reply

Your email address will not be published.