Aldeias Históricas, Guarda

Perde-te na história de Marialva

05/07/2014
Castelo de Marialva

São poucos os lugares do mundo por onde já passei onde não gostaria de voltar. Hoje vamos até Marialva… e há sempre tão bons motivos para lá regressar.

Uns amigos escolheram a capela da vila para celebrarem o seu casamento, e nada melhor que aproveitar para revisitar este espaço.

marialva-5

A imponência de marialva assalta o caminhante mesmo antes deste a avistar. A grandeza das suas muralhas e torres, sorrateiramente, penetrando o olhar chegam ao coração até do mais desatento e indiferente.

Subindo as ruas que ladeiam a massificação rochosa, os tempos vêm e vão num frenesim indescritível. Tão bem estamos em pleno Sec. XXI, como derrepente, sinais desses tempos longínquos nos assaltam a imaginação, ganhando tal força que a realidade e a imaginação facilmente se confundem.

São cavalos transportando o cavaleiro ao serviço d’El Rei, são vendedores vindos dos mais remotos cantos das terras beirãs, são bruxas e encantadores, adivinhos dum destino qualquer, são, enfim, perpetuadores de uma memória lusitana desse povo Civitas Aravorum.

Que pena esses cavalos e habitantes inóspitos só já existirem na memória, pois a realidade é bem diferente. Em vez de cavalos temos alguns carros que se amontoam à entrada do castelo, as bancas dos vendedores deram lugar a um simples posto de turismo e de bruxas e encantadores, nem sinal, apenas uns quantos turistas munidos de guias e mapas apreciam as ruínas daquela que foi uma das mais imponentes e importantes vilas do vale do Côa…

Mas Marialva tem encantos que farão o viajante voltar porque os caminhos que nos levam um dia trazer-nos-ão no outro.

marialva-14

Saramago, referiu-se desta forma a Marialva: “…é este conjunto de edificações em ruína, o elo misterioso que as liga à memória presente dos que viveram aqui, que subitamente comove o viajante, lhe aperta a garganta e faz subir lágrimas aos olhos” In Viagem a Portugal.

Como Chegar a Marialva

Marialva é “a jóia da coroa” da cidade da Meda, a cerca de 400 km de Lisboa e 180 do Porto.

Instruções no Google Maps para quem vier do Porto, Lisboa, Viseu ou Guarda.

Onde dormir em Marialva

Há muitas opções de alojamento em Marialva e nos arredores. Temos muitas opções no site que mais utilizamos para tal, o Booking.

Mais informações sobre Marialva

Para mais informações: www.marialva.pt/

Muito mais sobre a história na página do Município da Meda.

Também na Wikipedia.

Agora, vamos lá às fotografias de Marialva.

Comentários

Comentários

You Might Also Like

No Comments

Este artigo foi escrito para si. Se gostou, comente...