Bragança, Percursos Pedestres

Plataforma Salvar o Tua

06/07/2014

O Vale do Tua tem, sem dúvida, uma das paisagens mais bonitas e com maior potencial em Portugal.

Integrado na paisagem protegida do Alto Douro Vinhateiro, o vale do Tua é um regalo para os olhos. O rio quase selvagem rompe o vale a custo, pedra a pedra. Deixa atrás de si um serpenteado profundo, águas cristalinas e uma paisagem deslumbrante.

O problema surge quando, em 2006, integrado no Plano de Barragens, o Governo Português anuncia a construção de uma barragem no Rio Tua, destinada ao aproveitamento hidroeléctrico do rio.

Muitas foram as vozes que se manifestaram contra construção da barragem, principalmente porque irá trazer danos irreparáveis a uma zona protegida pela UNESCO, uma paisagem milenar e com um valor incalculável para a Humanidade.

linha do tua-18

A Plataforma Salvar o Tua – em facebook.com/salvarotua –  lançou recentemente uma campanha que pretende sensibilizar a comunidade nacional e internacional para as consequências da construção da barragem hidroelétrica da Foz do Tua, salientando o risco de destruição do Vale e da sua linha de ferro centenária, parte integrante do Alto Douro Vinhateiro, classificado pela UNESCO como património da Humanidade.

Várias figuras públicas têm-se juntado à campanha da Plataforma Salvar o Tua, entre elas o famoso surfista Garrett McNamara.

Cartaz-McNamara_salvar-o-TUA

Ainda, no âmbito desta campanha, quinze produtores de vinho do Douro escreveram à Unesco a pedir a “suspensão imediata” da construção. De acordo com os produtores de vinho “Não há uso que justifique esta construção, que apenas vai aumentar os níveis de humidade e, por consequência, a ocorrência de doenças nas vinhas”, afirmando que a paisagem do Douro é “uma das principais ferramentas de divulgação da região e dos seus vinhos” e “as barragens estão a transformar negativamente a paisagem da região”.

A Campanha ” Plataforma Salvar o Tua ” também já tem um hino.

“Os sítios mais lindos que vi – Músicos pelo TUA”, com música e letra de Márcia e Luísa Sobra, conta com a participação de variados artistas, entre eles, Rui Reininho, Sara Tavares, Mafalda Veiga, entre muitos outros.

 

Comentários

Comentários

You Might Also Like

No Comments

Este artigo foi escrito para si. Se gostou, comente...