Bragança, Percursos Pedestres

Plataforma Salvar o Tua

06/07/2014

O Vale do Tua tem, sem dúvida, uma das paisagens mais bonitas e com maior potencial em Portugal.

Integrado na paisagem protegida do Alto Douro Vinhateiro, o vale do Tua é um regalo para os olhos. O rio quase selvagem rompe o vale a custo, pedra a pedra. Deixa atrás de si um serpenteado profundo, águas cristalinas e uma paisagem deslumbrante.

O problema surge quando, em 2006, integrado no Plano de Barragens, o Governo Português anuncia a construção de uma barragem no Rio Tua, destinada ao aproveitamento hidroeléctrico do rio.

Muitas foram as vozes que se manifestaram contra construção da barragem, principalmente porque irá trazer danos irreparáveis a uma zona protegida pela UNESCO, uma paisagem milenar e com um valor incalculável para a Humanidade.

linha do tua-18

A Plataforma Salvar o Tua – em facebook.com/salvarotua –  lançou recentemente uma campanha que pretende sensibilizar a comunidade nacional e internacional para as consequências da construção da barragem hidroelétrica da Foz do Tua, salientando o risco de destruição do Vale e da sua linha de ferro centenária, parte integrante do Alto Douro Vinhateiro, classificado pela UNESCO como património da Humanidade.

Várias figuras públicas têm-se juntado à campanha da Plataforma Salvar o Tua, entre elas o famoso surfista Garrett McNamara.

Cartaz-McNamara_salvar-o-TUA

Ainda, no âmbito desta campanha, quinze produtores de vinho do Douro escreveram à Unesco a pedir a “suspensão imediata” da construção. De acordo com os produtores de vinho “Não há uso que justifique esta construção, que apenas vai aumentar os níveis de humidade e, por consequência, a ocorrência de doenças nas vinhas”, afirmando que a paisagem do Douro é “uma das principais ferramentas de divulgação da região e dos seus vinhos” e “as barragens estão a transformar negativamente a paisagem da região”.

A Campanha ” Plataforma Salvar o Tua ” também já tem um hino.

“Os sítios mais lindos que vi – Músicos pelo TUA”, com música e letra de Márcia e Luísa Sobra, conta com a participação de variados artistas, entre eles, Rui Reininho, Sara Tavares, Mafalda Veiga, entre muitos outros.

 

Comentários

Comentários

No Comments

Leave a Reply