América Central, Costa Rica

Rio Celeste, o caminho para o paraíso (Costa Rica)

31/01/2015
Rio Celeste, no parque nacional volcan tenorio - costa rica-7

Rio Celeste (PN Vulcán Tenorio, Costa Rica)Reza a lenda indígena que Deus, cansado que estava de pintar o céu, decidiu descansar. Ao pousar os pincéis nas águas do rio tingiu-o de azul turquesa. Assim nasceu umas das 7 maravilhas naturais da Costa Rica e um dos lugares mas lindos do planeta, o Rio Celeste.

As águas puras e turquesas do Rio Celeste, contrastam com a cor verdejante dos bosques primários e com o cheiro a enxofre que exala do Vulcão Tenório. Aqui, sozinhos no meio do nada, são sítios assim que nos fazem sonhar com o céu.

A viagem havia sido longa. Tínhamos deixado o Vulcão Arenal para empreendermos mais uns 20 e tal km por uma estrada de terra batida que nos levou até ao Parque Nacional Vulcão Tenório. Os últimos quilómetros foram um verdadeiro suplício, mas por fim lá chegámos com o Jipe com mais lama que tinta.

No posto de entrada “El Pilón” comprámos as entradas no parque (12 usd por pessoa) e preparámo-nos para uma caminhada de 6 km.

Começámos com passada forte, mas a pouco e pouco, a humidade, o calor e a inclinação do terreno fazia-nos abrandar a marcha. O caminhos faz-se pelo meio de bosque primitivos, onde abunda flora e fauna tropical.

Rio Celeste (PN Vulcán Tenorio, Costa Rica) Rio Celeste (PN Vulcán Tenorio, Costa Rica)

Depois de uns bons 20 minutos, chegámos à cascata… foi o primeiro impacto com as águas turquesas do Rio Celeste.  As cores da água quase calam o barulho da água que se precipita na lagoa.

Cascata no Rio Celeste (PN Vulcán Tenorio, Costa Rica)

A magnífica Cascata do Rio Celeste, no Parque Nacional Tenório, no norte da Costa Rica.

Continuamos pelo caminho íngreme, que cada vez mais se torna uma mistura de lama folhas e água. O calor aliado à humidade torna a tarefa bastante dura. A pouco e pouco o cheiro nauseabundo do enxofre invade o ar. É quase insuportável. O caminho passa por uma zona, aqui chamada de “Bobulhas”. O Vulcão Tenório anda por aqui, e as borbulhas são sinal disso. POr aqui são expelidos gases gases e químicos que vêm das suas entranhas.

Rio Celeste (PN Vulcán Tenorio, Costa Rica)

Por fim chegamos à Lagoa Azul… não são precisas muitas palavras, pois não? Parece magia, não é? Até há relatos de turistas que dizem já ter visto duendes por estas bandas…

Laguna Azul, no Rio Celeste (PN Vulcán Tenorio, Costa Rica)

Laguna Azul, no Rio Celeste (Vulcão Tenório)

Como se forma a cor do Rio Celeste?

Mais à frente, depois de passarmos algumas pontes de madeira, chegamos ao “teñidero”, ao ponto onde dois rios se misturam… e nasce o Rio Celeste.

Rio Celeste (PN Vulcán Tenorio, Costa Rica)

Os “teñideros” é aqui que confluem os dois do rio celeste e onde se produz a magia… magia que nasce da mistura das águas e seus compostos minerais.

A cor celeste que o olho humano vê nas águas do rio, é o resultado de um fenómeno óptico e não químico, refracção da luz solar. Num rio comum a luz solar penetra na água e esta desvia a luz sem qualquer alteração visual, a água aparece transparente. No rio Celeste, a concentração de aluminiosilicatos, deixa passar alguns raios de luz, mas reflete outros, os do grupo de tons azulados.

Rio Celeste (PN Vulcán Tenorio, Costa Rica)

Nós… Sérgio e Sandra na Lagoa Azul, no Rio Celeste, Costa Rica

Sem dúvida que o Rio Celeste está no top dos nossos destinos da Costa Rica, mas se ainda não está convencido, confira aqui 7 razões para visitar o Rio Celeste.

Vamos a coisas mais práticas:-)

Mapa do Caminho que se pode fazer para visitar o Rio Celeste.

rio celeste -mapa - sendero

Como Chegar ao Vulcão Tenório e ao Rio Celeste.

rio-celeste-celeste-mapa

 

Comentários

Comentários

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply Andrea Viegas 24/09/2016 at 19:31

    Olá Sergio e Sandra!
    Tenho uma viagem marcada para final de outubro para Costa Rica e o Rio Celeste está no meu roteiro…
    Algumas dúvidas…
    Quanto tempo levaram de Arenal para o Rio Celeste?
    O passeio pelo Rio Celeste levou quanto tempo?
    Vocês dormiram nos arredores?
    Muito obrigada!
    Um abraço

  • Este artigo foi escrito para si. Se gostou, comente...