Caretos de Podence

Há quem lhe chame o Carnaval mais português de Portugal. Nos dias de entrudo os caretos de Podence saem dos esconderijos, vêm ao nosso encontro nas veredas. Desenfreados e em correrias alucinantes, agarram-se às meninas e chocalham-nas. Fazem hoje, como o fizeram outrora, numa espécie de demonstração de virilidade, de sedução.

Os mais pequenos, do sexo masculino, seguem as pisadas dos caretos mais velhos. Chamam-lhe os Facanitos…

Os Facanitos e os Caretos de Podence
Os Facanitos e os Caretos de Podence

Caretos de Podence Os Facanitos e os Caretos de Podence Entrudo Chocalheiro - 2013 Entrudo Chocalheiro - 2013

“Os Caretos representam imagens diabólicas e misteriosas que todos os anos desde épocas que se perdem no tempo saem à rua nas festividades carnavalescas de Podence – Macedo de Cavaleiros.

Interrompendo os longos silêncios de cada inverno, como que saindo secretos e imprevisíveis dos recantos de Podence, surgem silvando os Caretos e seus frenéticos chocalhos bem cruzados nas franjas coloridas de grossas mantas.”

Podence é uma pequena freguesia do concelho de Macedo de Cavaleiros. Sobranceira à Albufeira do Azibo, todos os anos, por estas alturas transforma-se no que de mais genuíno há na tradição portuguesa.

Para mais informações sobre as festividades é só consultar o site oficial dos Caretos de Podence.

Comentários

Comentários

Olá, somos o Sérgio e a Sandra! Costumamos dizer que "somos viajantes a tempo inteiro e juristas nas horas vagas". Mas somos, acima de tudo, apaixonados pelo mundo, pelas viagens... sejam elas curtas ou longas. É da Guarda, a cidade dos cinco f's e por sinal a mais cidade mais alta, que procuramos abolir fronteiras. Com mochila às costas e botas calçadas venham connosco, entrem em autocarros apinhados, comboios eternos e estradas lamacentas… Tudo sobre nós >>> Sigam-nos no Facebook

Leave a Reply

Your email address will not be published.