História, Portugal, Viseu

Necrópole Megalítica de Lameira de Cima, em Penedono

18/03/2015

A seguir a aldeia de Antas, como quem vem de Sernancelhe em direção à cidade da Mêda, mesmo antes de chegar ao limite do concelho, viramos à esquerda numa estradita estreita. A placa, em tons acastanhados, despertou-nos da sonolência provocada por estes dias solarengos de primavera.

Lia-se na placa: Necrópole Megalítica de Lameira de Cima.

A uns 1500 metros da estrada principal, através de um caminho que foi recentemente arranjado para o efeito, existe um descampado. Várias rochas alinhadas anunciam a necrópole.  A Necrópole Megalítica de Lameira de Cima é um conjunto de dois monumentos funerários pré-históricos, provavelmente datados dos finais do IV/ III milénio a.C.

– O dólmen que vemos na foto é um magnífico monumento megalítico de corredor. Possui uma mamoa bem conservada e a câmara é poligonal com sete esteios.

Necrópole Megalítica de Lameira de Cima, Penedono-2

Além deste, existe um Dólmen mais pequeno com câmara poligonal, composto por sete esteios sobrepostos à laje central.

Necrópole Megalítica de Lameira de Cima, Penedono-1-2

Localização da Necrópole Megalítica de Lameira de Cima

A Necrópole Megalítica de Lameira de Cima situa-se no concelho de Penedono, a cerca de 10km daquela vila do distrito de Viseu. Para ver a localização exata, abra o link no google maps, ou copie as seguintes coordenadas para o seu GPS: 40.9359167, -7.3489517

Comentários

Comentários

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply Rita Marques 22/03/2015 at 22:32

    wow muito bom! Está na lista da próxima road trip! 😀

  • Reply Os meus Trilhos 03/05/2015 at 20:53

    Rita, é um dos muitos monumentos megalíticos que há para aqueles lado. Vale muito a pena vagueara um pouco por lá. Abraço

  • Este artigo foi escrito para si. Se gostou, comente...