Necrópole Megalítica de Lameira de Cima, em Penedono

A seguir a aldeia de Antas, como quem vem de Sernancelhe em direção à cidade da Mêda, mesmo antes de chegar ao limite do concelho, viramos à esquerda numa estradita estreita. A placa, em tons acastanhados, despertou-nos da sonolência provocada por estes dias solarengos de primavera.

Lia-se na placa: Necrópole Megalítica de Lameira de Cima.

A uns 1500 metros da estrada principal, através de um caminho que foi recentemente arranjado para o efeito, existe um descampado. Várias rochas alinhadas anunciam a necrópole.  A Necrópole Megalítica de Lameira de Cima é um conjunto de dois monumentos funerários pré-históricos, provavelmente datados dos finais do IV/ III milénio a.C.

– O dólmen que vemos na foto é um magnífico monumento megalítico de corredor. Possui uma mamoa bem conservada e a câmara é poligonal com sete esteios.

Necrópole Megalítica de Lameira de Cima, Penedono-2

Além deste, existe um Dólmen mais pequeno com câmara poligonal, composto por sete esteios sobrepostos à laje central.

Necrópole Megalítica de Lameira de Cima, Penedono-1-2

Localização da Necrópole Megalítica de Lameira de Cima

A Necrópole Megalítica de Lameira de Cima situa-se no concelho de Penedono, a cerca de 10km daquela vila do distrito de Viseu. Para ver a localização exata, abra o link no google maps, ou copie as seguintes coordenadas para o seu GPS: 40.9359167, -7.3489517

Comentários

Comentários

Olá, somos o Sérgio e a Sandra! Costumamos dizer que "somos viajantes a tempo inteiro e juristas nas horas vagas". Mas somos, acima de tudo, apaixonados pelo mundo, pelas viagens... sejam elas curtas ou longas. É da Guarda, a cidade dos cinco f's e por sinal a mais cidade mais alta, que procuramos abolir fronteiras. Com mochila às costas e botas calçadas venham connosco, entrem em autocarros apinhados, comboios eternos e estradas lamacentas… Tudo sobre nós >>> Sigam-nos no Facebook

2 thoughts on “Necrópole Megalítica de Lameira de Cima, em Penedono

Leave a Reply

Your email address will not be published.