Olá Primavera

Chegou a Primavera

Depois de um inverno frio e de largas noites à lareira, chegou finalmente a primavera. 

Às 16h15min (hora de Lisboa) de dia 20 março de 2018 ocorreu o equinócio da primavera e com ele a chegada da estação mais verdejante do ano, no Hemisfério Norte, claro. Esta estação prolonga-se até ao próximo Solstício que ocorre no dia 21 de Junho às 11:07.

O Equinócio é o exato instante em que o Sol, no seu movimento anual aparente, passa no equador celeste. A palavra equinócio tem origem nas palavras latinas aequus (igual) e nox (noite), e significa “noites iguais”, ocasiões em que o dia e a noite duram o mesmo tempo.

Olá Primavera

“Vai-te ao longo da costa discorrendo,
e outra terra acharás de mais verdade,
lá quase junto donde o Sol ardendo
iguala o dia e noite em quantidade.
Ali tua frota alegre recebendo,
Um Rei, com muitas obras de amizade,
Gasalhado seguro te daria
E, pera a Índia, certa e sábia guia.”

Sussurrava o deus Mercúrio em sonhos a Vasco da Gama: que fugisse de Mombaça e se acercasse de Melinde, mais norte e próxima do equador onde o dia iguala a noite, guiando-o prá Índia. Lusíadas, canto II, estância 63.

Boas caminhadas 🙂

Comentários

Comentários

Olá, somos o Sérgio e a Sandra! Costumamos dizer que "somos viajantes a tempo inteiro e juristas nas horas vagas". Mas somos, acima de tudo, apaixonados pelo mundo, pelas viagens... sejam elas curtas ou longas. É da Guarda, a cidade dos cinco f's e por sinal a mais cidade mais alta, que procuramos abolir fronteiras. Com mochila às costas e botas calçadas venham connosco, entrem em autocarros apinhados, comboios eternos e estradas lamacentas… Tudo sobre nós >>> Sigam-nos no Facebook

Leave a Reply

Your email address will not be published.