Costa Rica

Os Crocodilos de Tarcoles, Costa Rica

14/04/2015
Crocodilos do Rio Tarcoles - Costa Rica-5

Já nos tinham dito que na estrada 34, conhecida como a “costanera sur”, havia uma ponte de onde se viam crocodilos gigantes a passearem-se  no rio… Quando saímos de Monteverde, localizámos a famosa ponte no mapa (ver localização no google maps) e como íamos em direção ao sul decidimos aqui fazer uma paragem. Parámos o jipe um pouco antes da ponte, havia carros parados na berma da estrada e pessoas num vai e vem pela ponte fora mirando os crocodilos.

Parámos a meio da ponte e ficámos impressionados com o tamanho dos crocodilos. Dizem-nos que alguns têm mais de sete metros. Passeiam pachorrentamente no Rio Grande, um dos rios mais poluídos da Costa Rica, indiferentes aos gritos de alguns turistas que tentam chamar à atenção.

Crocodilos do Rio Tarcoles - Costa Rica-3

O crocodilo americano tem uma força impressionante e está entre os animais do planeta com a mordedura mais potente!

Apesar de, regra geral, atingirem tamanhos consideráveis por todo o centro e norte do continente americano, é aqui na Costa Rica que encontramos os maiores exemplares. Dizem que tal se deve ao facto dos turistas alimentarem os animais, contribuindo para que cresçam e se desenvolvam desta forma.

Crocodilos do Rio Tarcoles - Costa Rica-1

Vimos que anunciavam tours pelo rio de Tarcoles e, ao que parece, os crocodilos já se habituaram a constante presença dos turistas… Mas há mais, algum até já foram batizados, adivinhem lá: “Osama Bin Laden”, “Lady Gaga” e por ai fora!

Na Costa Rica o crocodilo é considerado um animal em vias de extinção. O governo tem aplicado penas bem pesadas aos caçadores, medida que está a ter algum impacto positivo.

Acabei de ler na internet que até já há quem lhes faça carinhos. A notícia está aqui!

 

Crocodilos do Rio Tarcoles - Costa Rica-2

 

Crocodilos do Rio Tarcoles - Costa Rica-4

Crocodilos do Rio Tarcoles - Costa Rica-5

Crocodilos do Rio Tarcoles - Costa Rica-6

 

Comentários

Comentários

No Comments

Leave a Reply