América do Sul, Bolívia

10 fotos e 10 curiosidades sobre a Bolívia

08/05/2016

1 – A Bolívia é formada por 36 nações e povos indígenas. Além, do espanhol, todos os idiomas são reconhecidos como oficiais. Por isso, o nome oficial do país é Estado Plurinacional da Bolívia. As línguas nativas mais faladas são o quechua, o aimara e o guarani. O nome do país é uma homenagem ao militar venezuelano Simón Bolívar, que atuou na independência da Bolívia e de outros países da América do Sul. Até 1825, o país chamava-se República Bolívar.IstaDelSol-Titicaca-Bolivia-5


2 – Apesar de La Paz ser considerada a capital mais alta do mundo, localizada a 3.640 metros acima do nível do mar, a verdade é que a capital constitucional é Sucre, sendo La Paz a sede do governo.

La Paz - Bolivia-5


3 – O maior deserto de sal do mundo fica na Bolívia, na cidade de Uyuni, com 10.582 quilómetros quadrados e, acredite, o salar fica a 3 800 metros de altitude na Cordilheira dos Andes. O Salar de Uyuni tem uma enorme reserva de lítio, metal caro e bastante procurado porque é  usado na fabricação de baterias para dispositivos eletrónicos.

01 - Salar de Uyuni-Bolívia-1-2


4 – Cuzco era a capital do Império Inca na época da chegada dos primeiros colonos europeus. Uma informação adicional: o primeiro europeu a chegar no território da atual Bolívia foi Diego de Almagro, em 1 535.

Cusco-Peru-1-2


5 – Bolívia é um país sem mar, mas nem sempre foi assim. Durante a Guerra do Pacífico, no final do século XIX, o país foi obrigado a ceder a província de Antofagasta ao Chile, perdendo sua única área costeira. Até hoje o assunto é tratado como um problema nacional, e existe até um museu dedicado ao mar na cidade de La Paz. Não tem mar com água, mas tem um mar de sal, em Uyuni.

01 - Salar de Uyuni-Bolívia-1


6 – É comum ver bolivianos andando pelas mascando folhas. Sim, são as famosas folhas de coca, um dos meio mais naturais de combater os efeitos da altitude no organismo. As folhas de coca podem ser encontradas em quase todos os lugares na Bolívia. Além de mastigarem as folhas, os indígenas fazem chá, rebuçados e souvenires com elas.

coca-peru


7 – O refrigerante mais consumido na Bolívia é a Inka Cola, bebida feita da planta lúcia-lima, com essência de ananás. A marca é originária do Peru e foi comprada pela Coca-Cola.

inca-kolaa


8 – Você sabia que existe nas margens do Titicaca uma cidade chamada Copacabana?  Esta cidade abriga a imagem da Virgem Maria, padroeira do país, na igreja de Nossa Senhora de Copacabana. Foi daqui que, nos Séc. XIX comerciantes espanhois levaram para o Brasil uma replica da imagem de Nossa Senhora de Copacabana e que viria a batizar um dos bairros mais famosos da Cidade Maravilhosa: Copacabana.

Lago_Titicaca-2


9 – As redes de fast food não têm muito espaço na Bolívia. O McDonald’s chegou a ter oito lojas no país, mas fechou todas devido à resistência dos consumidores aos seus hambúrgueres. Os restaurantes que fazem mais sucesso na região de La Paz são empresas locais que servem pedaços de frango frito.

Mercado de São Pedro, Cusco - Peru


10 – Situado na fronteira entre Peru e Bolívia e com cerca de 8 300 quilómetros quadrados, o lago Titicaca é o lago navegável mais alto do mundo. Ele está a 3 821 metros de altitude, também na cordilheira andina.

IstaDelSol-Titicaca-Bolivia-15

 

Comentários

Comentários

No Comments

Leave a Reply