Myanmar

U-Bein, a maior ponte de madeira do mundo – Myanmar

22/01/2017

Depois de um dia intenso sob um sol abrasador, os 30 e tal graus que se fazem sentir aqui, ao pé do lago Taung Tha Man Lake, em Amarapura, são como uma espécie de bênção do Buda.

O final do dia é uma correria por estes lados. Não há só viajantes como nós, há também os muitos locais que atravessam a ponte U-Bein de um lado para o outro.

ubein_bridge_myanmar-4-3

Pois, e é pela ponte e pelos rituais que ela concentra que aqui estamos. A ponte é o elemento agregador da vida pacata das gentes que por aqui vivem. Há sobretudo pescadores, uns de cana em punho, outros com os barquitos que pachorrentamente vagueiam pelo lago.

ubein_bridge_myanmar_1

Mas a ponte em si mesma é já motivo de visita, não fosse, segundo consta, a maior ponte de madeira do mundo.

Não acreditam?

Pois, a ponte U Bein é a maior e mais antiga ponte de madeira (teca) do mundo, com mais de 150 anos e 1,2 km de comprimento. Toda de teca, uma madeira bem comum por estas bandas do sudeste asiático.

ubein_bridge_myanmar_2

A ponte começou a ser erguida em 1847, por U-Bein quando a capital do reino de (Ava)Innwa se mudou para perto de Amarapura. Dois anos depois e mais de mil pilares espetados no lago, a ponte começou a ser utilizada pelos locais. Hoje, este verdadeiro monumento é motivo de orgulho para o povo da Birmânia. Atualmente, por uma questão de segurança, alguns dos pilares centrais foram subsistidos por cimento, mas nada que tire o brilho a esta jóia maior do Myanmar.

test-1-2ubein_bridge_myanmar_20

Há imagens clássicas desta ponte, basta fazer uma pequena pesquisa no Google. Mas não há nada que substitua este momento, de estar aqui vendo o sol que se põe entre as estacas de teca, enquanto os transeuntes desfrutam de mais um dia maravilhoso que chega ao fim, aqui neste recanto do sudeste asiático.

 ubein_bridge_myanmar-6

Localização: A Ponte U-Bein situa-se a cerca de 10km de Mandalay. A melhor forma é contratar um taxi para te levar até lá. Facilmente se contrata um taxi para o dia todo que nos permite visitar os lugares mais icónicos à volta de Mandalay e que pode incluir uma passagem pela ponte. Não se esqueça de combinar com o taxista a hora a que quer vir visitar a ponte. Ver no Google Maps a localização da Ponte U-Bein.

Comentários

Comentários

No Comments

Leave a Reply