Galiza

Lalín | desfrutar do outono no coração da Galiza

30/10/2017

Não exageramos se dissermos que Lalín é um lugar maravilhoso para apreciar o Outono. Há carvalhos e castanheiros por todo o lado. É verdade que, por estes dias, o outono já vai adiantado e que o ano, quente e seco, tarda em trazer as cores amareladas a estes monstros da floresta.

Bem, mas se este ano as árvores ainda não se vestiram nos seus melhores trajes outonais, e se ainda faltassem, encontrámos mais um bom motivo para voltar a Lalín, noutra altura, com o outono já em força.

Como não gostamos de guardar nada para nós, revelamo-vos os melhores lugares em Lalin para poder desfrutar desta época maravilhosa e aproveitar as cores e da luz outonal.

Os mercados com produtos da terra

Quem vem seguindo estes trilhos sabe que temos uma paixão assolapada por mercados. Como costumamos dizer, eles são a alma de um povo, os mercados têm vida. Na Rua Joaquin Loriga, mesmo o centro de Lalín, todos os sábados e 2º domingos do mês, os produtores locais juntam-se no centro da Vila para vender os seus produtos. Há legumes de todas as cores, frutas, queijos e enchidos. Há vinho, mel e guloseimas de lamber os dedos…

Nesta altura do ano, não faltam os produtos e cores da época. Não se esqueça que ao comprar produtos no mercados locais, ao mesmo tempo que compra produtos de qualidade está a ajudar os produtores e um modo de vida sustentável.

Mercado de Lalin - Galiza (galicia) - Os Meus Trilhos

 

Fraga de Catasós

Há muitos lugares para desfrutar do outono em Lalín, mas poucos podem almejar o estatuto da Fraga de Catasós. Neste lugar o caminhante, o viajante ou outro qualquer que se atreva a entrar nas suas entranhas, terá dificuldades em escolher entre manter os olhos no tapete de folhas que se entende monte acima ou nos troncos dos castanheiros que parece que se estendem até aos céus.

Este é daqueles lugares onde nos sentimos pequenos perante a magnificência dos castanheiros e dos carvalhos centenários que se estendem até onde a vista já não alcança.

 

A Fraga de Catasós é um autêntico monumento natural. Dizem-nos que os castanheiros que por aqui vivem são os mais altos da Europa. A crescer há mais de 200 anos, alguns alcançam mais de 30 metros de altura.


Saiba mais sobre a Fraga de Catasós em: 

Entre castanheiros centenários na Fraga de Catasós em Lalín (Galiza)

Quando nos aproximamos de Lalín, percebemos que estamos num lugar especial. Há carvalhos e castanheiros por todo o lado. O outono já vai adiantado mas o ano, quente e seco, tarda em trazer as cores amareladas a estes monstros da floresta. Mas estávamos longe de imaginar que ali escondido, se encontrava um tesouro muito bem guardado, onde estas árvores vetustas dominam quem entra no seu território e faz corar de vergonha até o mais entroncado dos…

1 comment

 

Área Recreativa de Mouriscade

Se procuras um lugar tranquilo, para descansar e comer uma merenda, ler um livro, ou simplesmente apreciar a vegetação outonal, vieste ao lugar certo.

Envolta por campos agrícolas e muitos soitos, a Área Recreativa de Mouriscade goza de uma beleza ímpar. Atravessada pelo río Asneiro, as pequenas cascatas e o manto de folhas transformam este lugar num espaço bucólico para relaxar e apreciar a natureza.

Claro que, nesta altura do ano, não faltam as flores de açafrão selvagem que despontam entre as folhas e os cogumelos que pintalgam o chão de mil cores.

Area Recreativa Couriscade - Lalin (osmeustrilhos.pt)-1

Se tiver vontade e lhe apetecer esticar as pernas, por aqui passa uma pequena rota circular que dá volta a todo o espaço. Por aqui passa também a “Ruta do Castro de Doade PR-G210”, com cerca de 15km (toda a informação aqui, no wikiloc) que se inicia na Casa do Patrón – Museo Etnográfico . Se te apetecer aprender um pouco sobre a flora e fauna de Lalín, está atento, porque existem placas informativas em toda a zona. Por fim, um moinho de água abrilhanta o espaço. Est

Area Recreativa Couriscade_2 - Lalin (osmeustrilhos.pt)-1

Ponte dos Cavalos

Com mais de mil anos, a ponte dos Cavalos é uma espécie de monumento vivo, testemunho de épocas e de guerras, de amores e tristezas, da memória de um povo.

O rio Arnego, neste atípico outono, ou melhor, “verono” como já lhe chamam, corre pachorrentamente entre o granito que teima em lhe dificultar a passagem. Dias virão em que as suas águas galgarão estas margens agora tranquilas, arrastando consigo quem se atrever a fazer-lhe frente.  

O som das bolotas que se desfazem debaixo dos nossos pés, é uma espécie de terapia, pelo caminho que desde a aldeia de Parada até à ponte transcorre longos bosque de carvalhos.

A ponte que agora se chama “Ponte dos Cabalos” foi já designada de “Pontádego” ou mesmo “Ponte do Portego” , pois, como era vulgar, para se passar era necessário pagar uma portagem.

puente de los caballos

 

Quer saber o que fazer em Lalín? Veja todos os nossos artigos:
Guia para visitar lalin (osmeustrilhos)

Lalín | Guia para descobrir o coração da Galiza

Bem-vindos a Lalín, o coração da Galiza. Para começar tira-se a costumeira fotografia ao ponto que marca o quilómetro zero de toda uma Galiza ainda por descobrir, para depois irmos ao encontro de Baltazar, figura cimeira da cidade e cidadão honorário sempre presente nas festividades! Este é um Baltazar de bronze honrando a gastronomia local que tem nas carnes do porco a essência do famoso cozido. Baltazar nunca está só, os locais, crianças e adultos reúnem-se…

0 comments

Lalín | desfrutar do outono no coração da Galiza

Share10 +1 Tweet Pin2 StumbleShares 12Não exageramos se dissermos que Lalín é um lugar maravilhoso para apreciar o Outono. Há carvalhos e castanheiros por todo o lado. É verdade que, por estes dias, o outono já vai adiantado e que o ano, quente e seco, tarda em trazer as cores amareladas a estes monstros da floresta. Bem, mas se este ano as árvores ainda não se vestiram nos seus melhores trajes outonais, e se ainda faltassem,…

0 comments

Entre castanheiros centenários na Fraga de Catasós em Lalín (Galiza)

Quando nos aproximamos de Lalín, percebemos que estamos num lugar especial. Há carvalhos e castanheiros por todo o lado. O outono já vai adiantado mas o ano, quente e seco, tarda em trazer as cores amareladas a estes monstros da floresta. Mas estávamos longe de imaginar que ali escondido, se encontrava um tesouro muito bem guardado, onde estas árvores vetustas dominam quem entra no seu território e faz corar de vergonha até o mais entroncado dos…

1 comment
Encontro de BLogs de Viagem - Lalin - Galiza

Encontro de Blogs de Viagem em Lalín (Galiza) – Outono 2.0

Dizemos em claro português que no meio está a virtude. Não conhecemos equivalente expressão em castelhano, mas descobrimos em galego todo o alcance da mesma. Lalín, município espanhol da província de Pontevedra, na Galiza, endereçou-nos o convite que, se de imediato nos honrou, haveria de revelar-se ainda mais honroso na forma como nos recebeu e se deu a conhecer na humildade de uma terra que se auto intitula o ponto zero. Mas um zero que se…

1 comment

 

 

Comentários

Comentários

No Comments

Leave a Reply