tenerife

Tenerife | visitar a ilha da eterna primavera

Tenerife é a maior das ilhas do Arquipélago das Canárias. Atendendo à sua localização privilegiada goza de temperaturas amenas todo o ano. Dizem, e nós comprovámos, que é a ilha da eterna primavera. Visitámos Tenerife em Março e, com sorte ou não, apanhamos um tempo espectacular. Temperaturas a rondar os 25º e um sol estupendo.

Não íamos com grandes expectativas, temos de confessar. Mas a verdade é que Tenerife nos surpreendeu. Tenerife é um paraíso para os amantes da natureza e do trekking, por isso dar uma oportunidade a esta ilha das Canárias é esperar dela muito mais do que o sol, a praia e as festas.

Top Tenerife-1as múltiplas caras de Tenerife

A melhor maneira de aproveitar ao máximo a ilha de Tenerife é percorre-la lentamente de carro e a pé. Perder-se por entre barrancos e estradas que levam a pequenas aldeias no meio de nada ou mesmo a lugar nenhum. Estamos a preparar um artigo com propostas de rotas que facilmente se podem realizar de carro pela ilha, mas por agora, vamos mostrar-vos os lugares que não devem perder em Tenerife

Melhores lugares a visitar em Tenerife

Parque Nacional do Teide

Para onde quer que olhemos em Tenerife, seja noite, seja dia, o Teide é presença constante. E por isso, vão-nos desculpar, mas terá de vir em primeiro lugar. O Teide é o ponto mais alto de Espanha com mais de 3700 metros de altitude.

O Parque Nacional do Teide declarado pela UNESCO como Património da Humanidade em 2007, é um dos parques naturais mais visitados do mundo. Em 2016, ele foi visitado por 4,079,823. Muito turista, não é?

Tenerife.Viste de SantiagoDoTeideOsMeusTrilhos

Existe um teleférico que sobe desde os 2.356m até aos 3.555m, quase no pico do vulcão (compre aqui os bilhetes). Para chegar mesmo ao topo, aos 3715m precisa de uma licença especial, gratuita mas que deve ser pedida com vários meses de antecedências, uma vez que as vagas são limitadas diariamente. O percurso faz-se… caminhando.

Tenerife.Teideinthe MorningOsMeusTrilhosO Vulcão Teide ao amanhecer

Parque Rural de Anaga e Floresta de Laurissilva

O nosso primeiro dia por Tenerife começou na parte norte da Ilha e, por sinal, a parte mais verdejante. E que excelente começo tivemos.

Se vais a Tenerife e não vais ao Parque Rural de Anaga então deves culpar-te para o resto da vida, pois perdeste um dos lugares mais bonitos da ilha. De carro sobe-se por entre as brumas. Pára-se nos miradouros que se estendem por todo o Parque e perdemos-nos na imensidão do verde que cobre esta parte da ilha.

Tenerife.ParqueRuralAnaga.OsMeusTrilhos-1

Calce as botas de caminhada e aventure-se por entre a floresta de laurissilva. Lá em cima a humidade é tanta que parece que se nos cola às pestanas. A luz é ténue e a que atravessa a densa floresta cria um “ambiente” que pensávamos só existia nos mundos dos contos de fadas.

Tenerife.Laurissilva.OsMeusTrilhos-1O sol filtrado pelas nuvens, quando chegávamos ao Miradouro da “Cruz del Carmen”

 

Zona Histórica de La Laguna (Património da Humanidade)

San Cristóbal de la Laguna é talvez a cidade mas bonita de Tenerife. Com um traçado que lembra a arquitectura colonial da América do Sul, é a única cidade das Canárias declarada Património da Humanidade pela UNESCO.

Apesar do seu traçado colonial, que remonta já ao Séc. XV, La Laguna é uma cidade moderna que alberga a mais importante universidade da ilha.

Tenerife.La Laguna.OsMeusTrilhos-1zona histórica da cidade de La Laguna

Não tivemos muita sorte no nosso último dia em Tenerife, dia esse dedicado a la Laguna. Como poderão ver pela foto foi um dia de chuva. Apesar de tudo, a chuva conferiu uma ar melancólico às “calles” coloridas.

Observatório do Teide

Diz-nos o guia da VolcanoTeide que a qualidade do céu das Canárias e sobretudo o de Tenerife faz do Observatório do Teide um dos melhores lugares do Mundo para estudar o Universo. São mais de 300 dias de sol por ano…

Como sabem, nós não somos experts em questões da astrofísica, já que não ensinam disso nas faculdades de Direito – embora alguma das matérias sejam igualmente estratoféricas – mas somos curiosos e essa curiosidade levou-nos a uma interessante visita guiada pelo Observatório do Teide. Tivemos oportunidade de entrar em telescópios, observar o sol, aprender mais sobre o cosmos. Resumindo, é um lugar imperdível para quem visita a Tenerife.

Tenerife.ObservatórioTeide.OsMeusTrilhos-1

Trekking (Senderismo)

Bem, chegámos a uma das melhores partes. Quem segue os nossos trilhos sabe que somos amantes do trekking, das atividades ao ar livre, de poder caminhar e andar livremente pelas montanhas. E não exageramos se dissermos que Tenerife é um paraíso para os que não dispensam uma viagem sem uma boa caminhada. E aqui há para todos os gostos. Para os que gostam de caminhar muito e para os que são mais de pequenas caminhadas. Há trilhos para os que gostam do verde e para os que preferem as zonas áridas. Há montanha e há mar. Precisam de mais?

Tenerife.Trekking Anaga.OsMeusTrilhos-1O trilho dos Sentidos, no Parque Rural de Adaga, no norte de Tenerife.

Bem, mas mesmo que não sejam grandes adeptos da botas e das sapatilhas, não podem vir de Tenerife sem trilhar o “Sendero de los sentidos”, no Parque Rural de Anaga e o trilho 3 da rede de senderos, que sai de Roques de García, em pleno Parque Nacional del Teide.

Conjunto Histórico de Garachico

Garachico é uma pequena vila pesqueira perto de Icod de Los Vinos. É uma das povoações mais antigas das Canárias. Fundada nos finais do século XV por um banqueiro genovês, Garachico foi uma referência nas trocas comerciais entre a Europa e as colónias espanholas do outro lado do Atlântico. Garachico é conhecido pelo seus famosos restaurantes onde se pode comer peixo fresco.

Tenerife.Garachico.OsMeusTrilhos-1

A última erupção do vulcão Trevejo, em 1706, deixou debaixo da corrente de lava o pequeno povo de Guarachico. Causou enormes estragos e ceifou várias vidas, contudo esta tragédia deixou também um paisagem espetacular e sem dúvida uma das mais bonitas das canárias, o famoso Caletón, uma zona de banhos, formada por varias piscinas de naturais de origem vulcânica.

Tenerife.El Caleton Garachico.OsMeusTrilhos-1

 

Basílica da Candelária

A Basílica e Real Santuário de Nossa Senhora da Candelária é o principal santuário mariano nas Ilhas Canárias. É também o santuário que abriga o maior número de peregrinos. O santuário está localizado na cidade de Candelaria, em Tenerife. Dentro do templo é venerada imagem de Nossa Senhora da Candelária. É um dos mais importantes santuários marianos do Espanha. Crenças à parte, vale a pena visita pelo património arquitetónico e histórico

top tenerife - candelariaJunto à Plaza de la Patrona de Canarias erguem-se os nove “menceyes guanches”, obra do escultor José Abad.

Parque del Drago / El Drago Milenário

O dragoeiro “milenario” de Icod de los Vinos podemos dizer que é um símbolo de todo o Tenerife. Mas não é só pela aparência que este dragoeiro impressiona pois, se falarmos da sua idade, há estudos que indicam que o mesmo pode ter mais de 1000 anos. Portanto, na Idade Média este dragoeiro já estava de plantão.

Tenerife.DragoMilenario.OsMeusTrilhos-1.jpg

O Parque del Drago, em Icod de los Vinos, além desde magnífico exemplar, acolhe também outras espécies endémicas das canárias que podemos apreciar num pequeno passeio pelo jardim.

 

“Mar de Nubes”

Literalmente é um mar de nuvens. Um impressionante efeito natrural criado pelos ventos alísios que empurram as nuvens contra as montanhas do norte da ilha de Tenerife. Por outro lado, os ventos de altura, mais secos e quentes impedem a ascensão das nuvens e criam este fabuloso espectáculo. Se estivermos cá no alto, parece uma mar de algodão, fofo e esponjoso. Por baixo, é o desespero dos veraneantes…

Tenerife.MarDeNubes.OsMeusTrilhos

Para se poder apreciar o mar de nuvens na sua plenitude há que experimentá-lo por baixo, dentro dele e depois as vistas por cima. A melhor altura para ver o fenómeno é a primavera / verão e qualquer ponto em altitude na zona da Cañadas do Teide é perfeito para ver subir as nuvens. Mas os melhores lugares são os miradouros ao longo da estrada TF-24 que liga a TF-21, na zona do El Portillo, a La Esperanza.

 

Parque Rural do Teno e Masca

Como já se aperceberam Tenerife é muito mais do que sol e praia. Há um sem número de coisas para fazer e que não envolvem a praia. E visitar o Parque Rural do Teno, percorrendo as estradas sinuosas até Masca é um delas. Visitámos o Parque Rural do Teno vindos do Farol do Teno, um lugar também ele imperdível. A estrada só tem “v” de volta, mas é fantástica. Assustadora, mas impressionante.

Depois sobe-se até ao Miradouro de Baracán e então começamos a descer em direção ao desfiladeiro de Masca. Não é daqueles que mete medo como o desfiladeiro de Colca no Perú, mas arrepia e deixa-nos com pele de galinha.

Tenerife.ParqueRuralTeno.OsMeusTrilhos-1

Parque Rural del Teno com o Teide ao fundo. Vistas desde o Miradouro de Baracán.

A estrada é “curva e contra curva” com carros a aparecerem-nos pela frente em cada volta. Mas o prazer de conduzir com esta paisagem como pano de fundo vale cada guinadela. Só vais descansar quando chegares a Masca e depois a Santiago del Teide. Só aí o teu coração deixará de estar apertadinho. Só aí terás coragem para parar e beber uma “caña” fresca. Mas viajar não é isto mesmo?

Tenerife.Masca.OsMeusTrilhos-1O impressionante Barranco de Masca . Do lado de esquerdo a aldeia de Masca com pouco mais de 100 habitantes e por muitos considerada com uma das mais bonitas aldeias espanholas.

 

o ziguezagueado da estrada sinuosa que liga Masca a Santiado del Teide.

 

Acantilados de Los Gigantes

Em algum momento quando estiver a preparar a sua viagem a Tenerife, em qualquer página, blog, ou guia que possamos ler, havemos de ouvir falar dos “acantilados de Los Gigantes”. E não é para menos. A orografia de Tenerife, sendo de origem vulcânica, é pródiga em desfiladeiros intermináveis, picos medonhos e barrancos que se estendem até ao mar. Estes fenómenos naturais acicatavam a imaginação fértil dos guanches (povo que habitava as ilhas antes de chegarem os Espanhois) que conheciam este lugar como “Muralla del Infierno” ou “Muralla del Diablo”​ e não é difícil perceber o porquê de tal denominação.

 

Tenerife.Los Gigantes.OsMeusTrilhos-1Acantilados de los Gigantes desde Punta de Teno

Cientificamente, os acantilados de los Gigantes são uma espécie de acidente geológico vulcânico que se caracteriza pelas gigantescas paredes verticais que caiem sobre o oceano desde alturas que aqui oscilam entre os 300 e mais de 600 metros.

 

Praias

E não é que deixámos as praias para último. Pois é, mas também poderiam estar em primeiro… poder podiam, mas não na nossa lista. Sejamos honestos, não fomos a Tenerife por causa das praias, mas ficamos absolutamente surpreendidos.

Grande parte das praias são de areia negra, devido constituição vulcânica da ilha. Continuamos a preferir as praias de Cabo Verde, mais genuínas, com menos gente… mas Tenerife tem o seu encanto.

 

Playa de las Teresitas Tenerife OsMeusTrilhosPlaya de Las Teresitas, a escassos quilómetros de Santa Cruz, a capital de Tenerife

Museus

Gostamos também de um pequeno Museu, descoberto por acaso e recém inaugurado na ilha, o Museu Guanche em Icod de los Vinos. Interactivo e dedicado aos nativos da ilha é perfeito para compreender um pouco da ilha. Na capital, em Santa Cruz de Tenerife enorme Museo de la Naturaleza y el Hombre é fundamental para percebermos a história deste arquipélago, quer do pondo de vista humano quer natural. Sem dúvida a não perder.

Tenerife.Museu Guanche.OsMeusTrilhos-1Cena da vida quotidiana dos Guanches, no Museo de Los Guanches, em Icod de Los Vinos

Compras

Para além disto tudo Tenerife é um óptimo destino de compras, desde as marcas mais globais e acessíveis, ao comércio local passando pelas marcas de luxo que se vendem mais lá para os lados da Costa de Adeje. Não podem perder o mercado de Nuestra Señora de Africa “La Recova” em Santa Cruz. Aos domingos um gigantesco flea market toma conta das ruas adjacentes ao mercado. Imperdível.

la-recova-tenerife-osmeustrilhos

 

Mais dicar para desfrutar de Tenerife

  • Onde dormir (Norte ou Sul)? Esta não é uma perguna nada fácil, porque terá de fazer uma outra pergunta. Vais para Tenerife por causa das praias, do calor e das festas? Se sim, então escolhe um hotel no sul da ilha, onde estão as melhores praias, a vida nocturna e a animação. Se vais para conhecer a ilha, queres desfrutar da natureza e preferes um lugar mais autêntico e calmo, então o Norte é a tua “praia”. Nós encaixamo-nos no segundo perfil, por isso ficamos em Puerto de la Cruz, nos Apartamentos Masaru, um Aparthotel com alguns anos mas com o necessário para uns dias em beleza. Mas há um amplio leque de opções de hotéis e apartamentos em Tenerife, basta procurar no Booking
  • Transportes: apesar de haver bastantes autocarros em Tenerife, que percorrem toda a ilha, a melhor forma de nos deslocarmos é alugando um carro. Existem muitas opções de rent-a-car em Tenerife. Uma das mais famosas é uma companhia local, a Cicar. Provavelmente nunca ouviu falar, mas chegando a Tenerife vai ver carros com o logótipo da Cicar por toada a ilha. Os carros costumam estar equipados com mapas e um guia audio que podemos ir ouvindo enquanto conduzimos pelas curvas e contracurvas da ilha.

Comentários

Comentários

Olá, somos o Sérgio e a Sandra! Costumamos dizer que "somos viajantes a tempo inteiro e juristas nas horas vagas". Mas somos, acima de tudo, apaixonados pelo mundo, pelas viagens... sejam elas curtas ou longas. É da Guarda, a cidade dos cinco f's e por sinal a mais cidade mais alta, que procuramos abolir fronteiras. Com mochila às costas e botas calçadas venham connosco, entrem em autocarros apinhados, comboios eternos e estradas lamacentas… Tudo sobre nós >>> Sigam-nos no Facebook

Leave a Reply

Your email address will not be published.