As aventuras de uma grávida de primeira viagem em viagem

Só quem adora viajar entende que nada pode parar este bichinho que nos consome… Quantas vezes ponderamos abandonar a rotina, a segurança de um trabalho para nos dedicar a esta paixão? Várias vezes por ano, por mês, ou até mesmo por dia. Quem tem o vício lá dentro sabe que nada é impeditivo de viajar, até porque, como sabem, numa caminhada de bairro, ou perto da nossa cidade encontramos algo que nos motiva à descoberta e à procura. Quantas vezes atravessamos meio mundo para nos maravilhar igualmente a pouco quilómetros de casa?

Haverá por isso por melhor surpresa do que confirmar as suspeitas de algo que muito se desejava na capital da Turquia? Que sensação nos invade quando descobrimos, com vista para a Hagia Sofia, que dentro de nove meses embarcaríamos na mais longa viagem da nossa vida?

Turquia.OsMeusTrilhos-3495Hagia Sophia em Istambul

O coração palpita e desde logo olhamos de lado para a mesa do pequeno almoço, desconfiando da segurança de todas a frutas e vegetais. Será que foram convenientemente lavados? Será o café turco demasiado forte para a criança?

Damos por nós a escolher já não o restaurante mais barato, mas aquele que nos parece oferecer melhor qualidade, o custo passa para segundo plano. Já não acordamos e partimos logo sem primeiro garantir que estamos bem alimentadas, bem hidratadas, com o desinfectante na mochila.

Não temos desejos, mas um dia despertamos num hotel de 5 estrelas com um pequeno almoço de sonho, 3 chefs para nos servirem e só de olhar  a comida o estômago revolta-se enquanto nos obrigamos a comer algo, não vá aquela semente de papoila ressentir-se da privação calórica.

Fazemos uma caminhada, mas ficamos cortamos o caminho a meio, sem saber muito bem se sentimos apenas cansaço, ou receio de prejudicar a ervilha.

Capadocia.Turquia.osmeustrilhos-4577No final de uma caminhada em Ihlara Valley, na Capadócia.

Usar o WC público é uma aventura e tentamos por todos os meios evitar o contacto com qualquer mínimo centímetro daquele antro de bactérias!!

O pai reparte os receios connosco e pesquisamos na net todas a dúvidas, assim que chegamos ao hotel. Já não pesquisamos só destinos, hotéis, horários de museus, mas o Google enche-se de questões terminadas em gravidez.

Aquela cerveja que tão bem nos sabe ao entardecer é de imediato excluída e olhamos com desconfiança para as bebidas que nos oferecem. Terá álcool, açúcar em excesso, cafeína?

Fuma-se muito na Turquia, será que devemos desde logo evitar estes espaços cheios de fumo?

No fundo podemos ser versados em calcorrear o desconhecido de mochila às costas mas nesta nova viagem sentimos-nos tão perdidos como em Old Delhi, com dificuldades em atravessar tão só a estrada.

Capadocia.Turquia.osmeustrilhos-4536Aproveitando a barriga ainda pequena para passear em Ihlara Valley, na Capadócia.

Ainda não tínhamos contado a ninguém, mas na Turquia todos os seguranças são informados da nossa condição, pois em caso de dúvida todos os detectores de metais são potenciais agentes de ondas que podem influenciar o desenvolvimento da criança.

E damos por nós a olhar duas vezes para artigos infantis que até no Grand Bazzar de Istambul nos atraem e não resistimos a comprar o primeiro souvenir para decorar o futuro quarto.

Pior mesmo é quando tudo se complica e acabamos a noite nas urgências de uma clínica em Antália, onde o ingles é língua desconhecida. Vale-nos o seguro de viagem que não nos livrou da estadia mais cara de sempre, sem direito a piscina, ou até mesmo TV.

Voltamos à estrada, em carro alugado, atravessamos o país, diminuindo o ritmo e alterando os planos, até porque afinal já não iremos ao Chipre…fica para outra altura, a três certamente…

DCIM100MEDIAMostrando a magnífica Pamukkale ao rebento ainda na barriga. Uma das primeiras selfies.

Ultrapassado o susto, já a procuramos um novo destino de viagem!

Desta feita já sabemos que vamos evitar viagens de longo curso, países com fracos cuidados de saúde, mas felizmente o mundo é grande e opções não nos faltam. Decidimos ir a Tenerife. Agora levamos já na mala as vitaminas, os exames e não esquecemos as horríveis meias de descanso recomendadas pelo médico para usar no voo… A esta altura somos já uma enciclopédia de cuidados e perigos na gravidez.

Vamos descansados porque somos imunes à toxoplasmose, podemos comer saladas e isso é uma alívio…

Tudo é já marcado com antecedência e antes de darmos por isso já reservamos hotel com meia pensão, só para garantir uma refeição em condições por dia…

tenerife.osmeustrilhos-6042El mar de nubes, o fenómeno de pasmar, em Tenerife, Canárias.

Descansamos em igual proporção ao passeio e já não embarcamos em caminhadas de quilómetros quer faça chuva ou sol…

A barriga começa a denunciar-me e aproveito os tratamentos especiais que me oferecem, mas surgem novos desafios. Afinal que fato de banho vou usar? Não vou comprar um especial só para estes dias. Limito-me a confiar na elasticidade do antigo desejando não parecer uma barraca de praia, nem romper-lhe as costuras!

A roupa quer-se confortável e aproveito os dias mais quentes para abusar no creme gordo que lentamente vai ser absorvido!!

As aventuras de uma grávida de primeira viagem em viagem não ficam por aqui, muito mais havia para contar…

Espero que a genética seja favorável e boazinha e tenha infectado a nossa cria com o vírus de viajante compulsivo transmitido via materna e paterna. Caso contrario tudo faremos para dar início ao processo de deserdação, afinal não foram em vão cursados 5 anos de Direito…

DSCF7283Foz Côa, Douro superior. A caminho das 40 semanas…

Comentários

Comentários

Olá, somos o Sérgio e a Sandra! Costumamos dizer que "somos viajantes a tempo inteiro e juristas nas horas vagas". Mas somos, acima de tudo, apaixonados pelo mundo, pelas viagens... sejam elas curtas ou longas. É da Guarda, a cidade dos cinco f's e por sinal a mais cidade mais alta, que procuramos abolir fronteiras. Com mochila às costas e botas calçadas venham connosco, entrem em autocarros apinhados, comboios eternos e estradas lamacentas… Tudo sobre nós >>> Sigam-nos no Facebook

Leave a Reply

Your email address will not be published.