Miradouro de São Leonardo de Galafura

4
228
São Leonardo da Galafura 5

Não é a primeira vez que contemplo os socalcos do alto desta colina bem guardada pelas palavras do poeta.

Convenço-me que não adianta escolher ir pela manhã ou pela tarde, pois, pelos socalcos talhados entre a pedra dura, à custa de muito suor, a luz trespassa transportando notas do labor, da argúcia e da dedicação para criar esse néctar supremo: o vinho!

Miradouro de São Leonardo de Galafura - Vista Panorâmica

Miradouro de São Leonardo de Galafura – Vista Panorâmica

Dizem que é uma das paisagem mais bela do mundo. Não sei se será. Sei apenas que é a mais belas das entradas nesse reino a quem Torga chamou de Maravilhoso.

São Leonardo da Galafura 6

São Leonardo de Galafura é um dos mais enigmáticos miradouros da região duriense. Daqui podemos admirar o vale do Douro em todo o seu esplendor. A beleza do local tem encantado as pessoas e inspirado os poetas. Miguel Torga, nascido a poucos kms de Galafura, na aldeia de São Martinho de Anta, era contemplador assíduo das água do do douro que correm lentamente lá no fundo. Em 8 de Abril de 1977, Torga inspirado pelo Douro, faz-lhe uma das mais belas homenagens… um poema, que hoje se encontra eternizado na fachada da capela erigida lá no topo.

[box type=”info”] Para saber mais sobre Miguel Torga e São Leonardo de Galafura [/box]

São Leonardo da Galafura 7

| Mais informação|

Sobre a história da pequena povoação de Galafura, visite-se o site da Camara Municipal de Peso da Régua.

| Localização |

Entre o Peso da Régua e o Pinhão, saia em Covelinhas para chegar ao alto de São Leonardo e à respectiva capela. Daqui pode vislumbrar e deslumbrar-se com o vale do Douro. Para melhor localização veja São Leonardo de Galafura no Google Maps.

De Vila Real, saia pela estrada nacional 313 (Parque Industrial) e siga até encontrar placas com a indicação de Miradouro.

GPS: Latitude 41° 10′ 21.684″  Longitude: 7° 40′ 19.887″

São Leonardo da Galafura 8

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here