Francesinha Vegetariana (com Tofu)

Sem falsos pretensiosismos, sem grandes complicações ou teorias fanáticas em que se defende que o segredo está no molho, deixamos hoje a sugestão da nossa receita de francesinha vegetariana, recheada com uma bela fatia de tofu salteado.

O molho é de clara inspiração do nosso restaurante de francesinhas favorito: “O Cardoso”, em Vila Real (cidade do coração e que nos acompanhou durante parte da nossa vida). Todavia, admitimos que se possa revelar algo adocicado para os paladares nortenhos e sugerimos desde já a substituição de metade do ketchup  pela sua versão crua da polpa de tomate.

Já o dissemos, cozinhar é viajar com os sentidos e a imaginação, pelo que, outros temperos e recheios serão bem vindos à nossa mesa. A única certeza, é que só serão aplicáveis se não tiverem vestígios orgânicos de carne ou peixe. Fica a nossa receita, mas aguardamos as vossas sugestões.

Receita da Francesinha vegetariana (recheada com tofu)

Francesinha vegetariana

[ Molho ]

  • 125 gr de margarina (que nos perdoem as outras marcas, especialmente as brancas que hoje atraiçoamos, mas usámos a Planta original)
  • Uma embalagem de ketchup (pode ser picante, ou então terá de juntar piri piri ao molho)
  • Uma cerveja
  • Uma colher de sopa de whisky

Preparação do molho: Juntar todos os ingrediente e deixar ferver em lume brando cerca de uma hora

[ Montar a Francesinha ]

Entremear as duas fatias de pão de forma com fatias finas de tofu ligeiramente salteado (nota: deve deixar-se repousar o tofu, temperado com sal e pimenta, uns trinta minutos antes de saltear) e uma rodela de tomate/alface.

Saltear uma fatia de tofu…

Cobrir generosamente com queijo fatiado.

Colocar uns segundos o microndas até derreter o queijo.

Dispor o ovo estrelado por cima e regar generosamente com o molho quente…

E, voilá….

É assim, sem complicações!

2 comentários em “Francesinha Vegetariana (com Tofu)”

Deixe um comentário