Início Europa Alemanha Alemanha - informação prática para viajar

Alemanha – informação prática para viajar

|

|

|

Portas de Brandenburgo
Portas de Brandenburgo, em Berlim

Capital: BerlimSuperfície total: 356 854 km²

População: 82 milhões de habitantes

Moeda: Membro da eurozona desde 1999 (€)

Espaço Schengen: Membro do espaço Schengen desde 1985

Ano de adesão à União Europeia: Membro fundador (1952)

Países limítrofes: Polónia, República Checa, Áustria, Suíça, França, Luxemburgo, Bélgica, Países Baixos, Dinamarca (ver mapa da europa)

Fuso Horário: UTC+1 (Horário da Europa Central)

Alemanha

[divider]

A Alemanha é o país da UE com maior número de habitantes. O seu território estende-se do Mar do Norte e do Mar Báltico a norte até aos Alpes a sul, sendo atravessado por alguns dos rios mais longos da Europa, tais como o Reno, o Danúbio e o Elba.

A Alemanha é uma República Federal. Os órgãos legislativos a nível nacional são o Bundestag (Assembleia Federal), cujos membros são eleitos por sufrágio universal por um mandato de quatro anos, e o Bundesrat (Conselho Federal) composto por 69 representantes dos 16 Estados Federados (Bundesländer).

Depois da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha ficou dividida numa parte ocidental, a República Federal da Alemanha, com um regime democrático, e numa parte oriental, a República Democrática da Alemanha, com um regime comunista. O Muro de Berlim tornou-se o símbolo dessa divisão. Caiu em 1989 e a Alemanha foi reunificada um ano mais tarde.

O alemão é a língua com o maior número de falantes na União Europeia. A Alemanha é a terceira maior economia mundial, destacando-se nos domínios da produção automóvel, da indústria mecânica de precisão e do equipamento electrónico e de comunicações, bem como nos sectores químico e farmacêutico, entre muitos outros. As empresas alemãs realizaram enormes investimentos nos países da Europa Central e Oriental que aderiram à União Europeia em 2004.

A Alemanha deu um importante contributo à música clássica europeia, tendo sido a terra natal de compositores como Johann Sebastian Bach, Ludwig van Beethoven, Johannes Brahms e Richard Wagner. No campo das letras e das ideias, a Alemanha conta com o legado inestimável deixado por Lutero, Goethe, Schiller, Nietzsche, Kant, Brecht e Thomas Mann.

A Alemanha é o segundo maior produtor mundial de lúpulo, sendo a qualidade da sua cerveja mundialmente conhecida. Também produz vinho nos vales dos rios Mosela e Reno.

Fonte: adaptado da página oficial da União Europeia

Vistos

Para entrar na Alemanha, você precisa de um passaporte que ainda tenha validade de quatro meses, no mínimo. Para cidadãos dos países da União Europeia basta uma carteira de identidade válida.

Cidadãos da União Europeia não precisam de visto. Todos os demais cidadãos são, como regra geral, obrigados a obter um visto. No entanto, ficam excetuados os países para os quais a União Europeia não exige visto. Os cidadãos desses países não precisam de visto para estadias na Alemanha que não excedam três meses dentro de um período de seis meses.

Idioma

O idioma predominante é o alemão. Deve-se notar que existem vários dialetos e falares diferentes que podem indicar a região de origem de uma pessoa. O “Hochdeutsch” (alemão padrão) é compreendido em todos os lugares. Grande parte da população também fala o inglês, portanto não existem barreiras linguísticas para visitantes estrangeiros.

Cuidados de Saúde

Não são necessárias vacinas para entrar na Alemanha. No entanto, especialmente na primavera e no outono, existe o risco de contaminação com doenças como a borreliose de Lyme e encefalite, ambas transmitidas pela picada de carrapatos. Os carrapatos vivem principalmente na vegetação rasteira. A melhor proteção é o uso de roupas que cubram a maior área do corpo possível. No caso de uma picada, procure um médico por precaução. As áreas de risco são principalmente Baden-Württemberg e a Baviera, assim como determinadas regiões em Hessen, Renânia-Palatinado e Turíngia. Para as pessoas que pretendem permanecer longo tempo em contato com a natureza, recomenda-se a vacina contra encefalite transmitida por carrapatos.

Clima

Na Alemanha predomina um clima temperado úmido com ventos do oeste. Grandes oscilações de temperatura são raras. Ocorrem precipitações durante todo o ano. Normalmente, os invernos são amenos (+2 °C a -6 °C) e verões não muito quentes (+18 °C a +20 ºC).

Moeda

A alemanha pertence à Zona Euro que é a moeda oficial de 17 dos 27 países da UE.

Para converter moeda em euros utilize a XE.COM

Religião

Cerca de dois terços da população alemã é composta por cristãos. Existe um número praticamente igual de protestantes e católicos, porém no norte da Alemanha vivem mais protestantes e, no sul, mais católicos. Além disso, vivem cerca de quatro milhões de muçulmanos e cerca de 100 mil judeus na Alemanha.

Eletricidade

A corrente elétrica na Alemanha é de 220 volts e 50 ciclos. As tomadas são de 2 pinos cilíndricos.

 

[box type=”info” ]Ligações Úteis

Turismo da Alemanha[/box]

 

Enhanced by Zemanta
os meus trilhoshttp://osmeustrilhos.pt
Olá, somos o Sérgio e a Sandra (e agora também o pequeno Simão). Costumamos dizer que "somos viajantes a tempo inteiro e juristas nas horas vagas". Mas somos, acima de tudo, apaixonados pelo mundo, pelas viagens... sejam elas curtas ou longas. É da Guarda, a cidade dos cinco f's e por sinal a mais cidade mais alta, que procuramos abolir fronteiras. Com mochila às costas e botas calçadas venham connosco, entrem em autocarros apinhados, comboios eternos e estradas lamacentas… Tudo sobre nós >>>

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Olá, somos o Sérgio e a Sandra (e agora também o pequeno Simão). Costumamos dizer que "somos viajantes a tempo inteiro e juristas nas horas vagas". Mas somos, acima de tudo, apaixonados pelo mundo, pelas viagens... sejam elas curtas ou longas. É da Guarda, a cidade dos cinco f's e por sinal a mais cidade mais alta, que procuramos abolir fronteiras. Com mochila às costas e botas calçadas venham connosco, entrem em autocarros apinhados, comboios eternos e estradas lamacentas… Tudo sobre nós >>>

Must Read

Ilhéu de Vila Franca do Campo, em São Miguel | Açores

O Ilhéu de Vila Franca do Campo é paraíso na Ilha de São Miguel. Neste artigo poderá encontrar informação prática, como visitar e quando ir.

Ilha de São Miguel: Lugares a não perder | Açores

Os lugares mais bonitos da Ilha de São Miguel, nos Açores. Lugares que são de visita obrigatória para quem visita a ilha pela primeira vez.

Trilho da Lagoa dos Salgados, Algarve

É bem verdade que temos um país riquíssimo e que ainda há muito para descobrir. O Algarve é conhecido sobre tudo pela...

Miradouro do Mocho Real – Serra da Estrela

Hoje viemos até à extremidade norte do Parque Natural da Serra da Estrela, bem pertinho da cidade da Guarda, para vos mostrarmos...

Lagos do Sabor, um azul imenso em Trás-os-Montes

Roteiro pelos Lagos do Sabor, em Trás-os-Montes. Lagos azuis, serras e vales profundos. Dicas para visitar Lagos do Sabor, alojamento, percursos pedestres