Poço do Inferno, uma cascata na Serra da Estrela

Subindo paralelo à Ribeira de Leandres e seguindo por caminhos estreitos, onde não passa mais do que um carro, chegamos a um dos ex-libris da Serra da Estrela e uma das mais bonitas cascatas do país: o Poço do Inferno!

Serra da Estrela - Poço Do Inferno-8
Uma das pequenas cascatas e lagoas da Ribeira de Leandres

O som da água que cai a mais de 10 metros e se precipita com vigor e estrondo na pequena lagoa é uma espécie de música terapêutica, que neste recanto a serra decidiu proteger.

O curso das águas da Ribeira de Leandres percorre os mantos graníticos, bem característicos da Beira  e encontra uma barreira natural feita de rocha endurecida, criando esta cascata digna de registo.

Aqui, no coração da Serra a 1080 metros de altitude, as águas são geladas, como não poderia deixar de ser nesta altura do ano. Cristalinas e transparentes convidam a um mergulho, noutra altura do ano, pois claro!

Serra da Estrela - Poço Do Inferno-3
A Cascata de Água – Poço do Inferno

Percursos Pedestres

Para quem tiver tempo e se quiser aventurar pela entranhas da Serra, existe um percurso pedestre (2,5km) que rodeia a cascata. Pode descarregar o *pdf com o percurso e informação prática aqui: Rota do Poço do Inferno – Manteigas – Serra da Estrela (Mais informações sobre percursos em Manteigas – www.manteigastrilhosverdes.com)

Galeria de Fotos do Poço do Inferno

Como chegar ao Poço do Inferno

Não é difícil chegar a esta linda cascata. À saída de Manteigas, na estrada que acompanha o vale glaciar do rio Zêzere, próximo das Caldas de Manteigas, encontramos um desvio para o Poço do Inferno (está sinalizado). É fácil, contudo aqui fica o Poço do Inferno no mapa.


Visita a Serra da Estrela

Queres conhecer a fundo a Serra da Estrela? Preparámos uma lista com lugares absolutamente fantásticos e imperdíveis que a nossa serra tem. Está tudo em “Serra da Estrela: lugares para te apaixonares”

9 comentários em “Poço do Inferno, uma cascata na Serra da Estrela”

    • Olá Má e Jú. A Serra da Estrela é um espetáculo, não é? Têm de voltar cá na primavera e outono, é magnífico! Tem locais de cortar a respiração. Obrigado pela citação no seu post, que lemos e adorámos!

      Responder
      • Olá, que bom que gostaram! Adoramos a suas dicas sobre trilhos e caminhadas. Espero voltar a visitar a serra logo! Ela é muito bonita com neve no inverno mas durante a primavera e o outono deve ser ótimo para fazer mais caminhadas!

        Responder
  1. Olá.
    O poço do inferno é um dos lugares mais bonitos da Serra da Estrela. Quando chove muito fica fantástico. Obrigado Os Meus Trilhos pela partilha.
    Manuel

    Responder

Deixe um comentário