Início Portugal Alto Douro Vinhateiro Uma caminhada pelas Amendoeiras em Flor

Uma caminhada pelas Amendoeiras em Flor

|

|

|

As temperaturas primaveris que se fizeram sentir durante quase todo o inverno pregaram uma valente partida a todos aos que por esta altura marcam nas agendas uma visita ao maravilhoso espectáculo das amendoeiras em flor.

Sem o esplendor dos outros anos, as festas decorrem nos municípios durienses (ver programa completo das festividades), ainda que a flor, na maior parte dos casos tenha já dado lugar ao verde da folhagem que se prepara par acolher o seu fruto, essa amêndoa sadia e saborosa.

Como vem sendo tradição, cimentada ao longo da existência do Clube de Montanhismo da Guarda, foi organizada a Marcha das Amendoeiras, que obrigou que no passado domingo as centenas de caminhantes despertassem cedinho, mesmo cedo, rumo a Freixo de Numão, em Vila Nova de Foz Côa.

Caminhada-Amendoeira-Flor-56

A caminho de Freixo de Numão

Freixo de Numão merece ser mais que um ponto de passagem nesta caminhada. Vale a pena um passeio  pelas suas ruas arranjadas, pelos monumentos e pelourinho que lembram a importância que outrora teve. Importa é ainda deixar espaço para um Numantino que dê força às pernas que hão de aguentar os próximos quilómetros.

Caminhada-Amendoeira-Flor-8

A passo largo o grupo segue em pequenos ajuntamentos que permitem levar a bom termo o articular da conversa e dos passos com a paisagem que vai cercando os caminhantes. Aparecem as amendoeiras aqui e ali. Algumas despidas, outras quais noivas engalanadas no dia da boda.

Na primeira paragem, em Touça, somos brindados por um sol forte e promissor que aquece a alma e faz esquecer o vento cortante que nos despertou na Guarda.

amendoeiras em flor

Desviados dos trilhos, por uma senhora que teimou que tamanho burburinho de passos, gargalhadas e conversas lhe ia stressar as ovelhas, seguimos caminho e vamos em direção às ruínas romanas de Prazo.

Não tardou que as batizássemos de Machu Picchu Português. Bem, mas isto promete outro post. Enquanto o post não sai, vejam as fotos e digam se não concordam com o nosso batismo. Assim, num recanto inesperado e tão perto de casa descobrimos pedaços de património único.

Caminhada-Amendoeira-Flor-35amendoeiras em flor (2)

Falta pouco e os passos aceleram, desta feita rumo ao farnel que nos aguarda, de regresso a Freixo de Numão.

Sem contar calorias, esta refeição é feita de partilhas,  sabe mais a convívio e companheirismo.

Estas fotos e muitas mais podem ser vistas no facebook d’ osmeustrilhos. Passem por lá!

Percurso Pedestre pelas amendoeiras

Caminhada-Amendoeira-Flor-47.jpg

Deixamos aqui o percurso percorrido que servirá também de sugestão para poderem desfrutar deste espetáculo único que todos os anos traz cor ao inverno cinzentão que cobre o norte do país.

Distância total: 11,39 km
Tipo de percurso: Circular
Tempo total: aprox. 4h
Altitude máxima: 703 m
Altitude mínima: 579 m

Ver trajeto no Google Maps e descarregar o ficheiro

Trilho

os meus trilhoshttp://osmeustrilhos.pt
Olá, somos o Sérgio e a Sandra (e agora também o pequeno Simão). Costumamos dizer que "somos viajantes a tempo inteiro e juristas nas horas vagas". Mas somos, acima de tudo, apaixonados pelo mundo, pelas viagens... sejam elas curtas ou longas. É da Guarda, a cidade dos cinco f's e por sinal a mais cidade mais alta, que procuramos abolir fronteiras. Com mochila às costas e botas calçadas venham connosco, entrem em autocarros apinhados, comboios eternos e estradas lamacentas… Tudo sobre nós >>>

2 COMENTÁRIOS

  1. filhos prodigos de Portugal a muito emigrados por longinquas terras …vimos, porem deixar hoje aqui um sincero Obrigado a vos Sergio e Sandra…por trazerem estas imagens ha muito adormecidas na nossa mente…fica porem aqui uma promessa da rapida visita e ja agora porque nao ….juntar os nossos ….aos vossos os passos por entre os trilhos nas terras do Douro
    obrigad0

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Olá, somos o Sérgio e a Sandra (e agora também o pequeno Simão). Costumamos dizer que "somos viajantes a tempo inteiro e juristas nas horas vagas". Mas somos, acima de tudo, apaixonados pelo mundo, pelas viagens... sejam elas curtas ou longas. É da Guarda, a cidade dos cinco f's e por sinal a mais cidade mais alta, que procuramos abolir fronteiras. Com mochila às costas e botas calçadas venham connosco, entrem em autocarros apinhados, comboios eternos e estradas lamacentas… Tudo sobre nós >>>

Must Read

Moreira de Rei, a guardiã do planalto | Trancoso

Parece impossível que mesmo dentro do nosso concelho de nascimento ainda haja recantos a descobrir. É por isso que viajar é sair...

Penedros da Cabeça, um baloiço no coração da Beira

Em Lamas de Ferreira de Aves o confinamento deu frutos e um filho da terra deu asas à imaginação e construiu em...

Portas do Almourão e o Rio Ocreza

Chegámos às Portas do Almourão num daqueles dias tímidos de junho. Os dias prometiam calor, mas a aragem matinal obrigava a um...

Bogalhal Velho, a maldição das formigas gigantes

Viajar é isto, é sair e parar a poucos quilómetros de casa e descobrir que mesmo aqui ao lado há aldeias perdidas...

Gerês – Os lugares que são de visita obrigatória

O Parque Nacional Peneda-Gerês é um dos locais mais genuínos em Portugal. É um misto de natureza e tradição. O Gerês é...