Miradouros da Madeira

Madeira | miradouros de cortar a respiração

A Madeira é um deleite para os olhos, por isso, não é de estranhar que existam tantos miradouros magníficos. As dezenas de miradouros que se espalham pelo arquipélago permitem ter uma janela aberta, quase sempre em modo panorâmico, para a a enorme beleza natural que atravessa montanhas, ribeiras, promontórios e cascatas que se entendem até ao mar.

É sempre difícil fazer uma lista, principalmente quando há dezenas de outros miradouros na Madeira. Nós adoramos miradouros com belas vistas, e estes são os miradouros (todos acessíveis a quem vai com bebés) da nossa eleição da pérola do Atlântico:

Miradouro da Eira do Serrado

O Miradouro da Eira do Serrado é um dos miradouros mais famosos da Madeira, só deve perder, em visitas, para o Miradouro do Cabo Girão. Fica situado a 1096 metros de altitude, e daqui podemos desfrutar de uma magnífica panorâmica sobre o Curral das Freiras e as grandiosas montanhas do maciço central.

Miradouros.Madeira.OsMeusTrilhos -2 -  Miradouros Madeira
Miradouro da Eira do Serrado, com o Curral das Freiras ao fundo @osmeustrilhos

Miradouro do Pico dos Barcelos

O Miradouro do Picos dos Barcelos está situado na freguesia de Santo António a cerca de 355 metros de altitude. Foi construído em 1950, e daqui temos vistas privilegiadas para o anfiteatro Funchalense.

Miradouros da Madeira by www.osmeustrilhos.pt
A Sandra e o Simão no Miradouro do Pico dos Barcelos @osmeustrilhos

Miradouro de Cabanas

Entre São Jorge e o Arco de São Jorge, numa das mais bonitas estradas da Madeira, a ER101, situa-se o Miradouro das Cabanas. Daqui podemos observar a vila de Arco de São Jorge e o Oceano Atlântico até onde a vista alcançar. É comum haver vendedores de frutas neste miradouro.

Miradouros da Madeira by www.osmeustrilhos.pt
As incríveis vistas desde o Miradouro de Cabanas @osmeustrilhos

Miradouro do Cabo Girão

Com 580 metros de altura, o Cabo Girão é o promontório mais alto da Europa e o segundo mais alto do mundo e um ponto de paragem obrigatório para quem visita a ilha da Madeira.  O miradouro que aqui foi construído, oferece amplas vistas sobre Câmara de Lobos, Funchal e o oceano Atlântico e é um dos mais impressionantes miradouros da Madeira. O seu nome – Girão – foi atribuído por João Gonçalves Zarco, pelo facto de ter servido de ponto de referência como fim do giro, no primeiro dia de reconhecimento da costa marítima da Madeira.

Miradouros da Madeira by www.osmeustrilhos.pt
Um mergulho no vazio, no Miradouro do Cabo Girão @osmeustrilhos

Miradouro do Pico do Areeiro

Nenhuma visita à ilha da Madeira está concluída sem uma subida ao Pico do Areeiro. Situado a 1818 metros de altitude, é o terceiro pico mais alto da ilha, depois do Pico das Torres e do Pico Ruivo. O miradouro dá-nos uma fantástica vista sobre o maciço central da ilha da Madeira. Aqui podemos iniciar um dos mais espetaculares percursos pedestres em direção ao ponto mais alto do arquipélago, o Pico Ruivo.

As vistas desde o Pico do Areeiro, em dias de céu limpo @osmeustrilhos

Miradouro dos Balcões

Numa das mais belas zonas da Madeira, o Miradouro dos Balcões permite ter vistas excecionais para a floresta Laurissilva, que cobre 20% da ilha. O miradouro encontra-se no fim da Vereda dos Balcões. Este trilho, bastante acessível (até a carrinhos de bebé), tem início no Ribeiro Frio e leva-nos diretamente a um dos mais verdejantes miradouros da Madeira.

Miradouros da Madeira by www.osmeustrilhos.pt
A Laurissilva que se avista desde os Balcões @osmeustrilhos

Miradouro do “Véu da Noiva”

O Miradouro do Véu da Noiva, situado na antiga estrada que liga o Seixal a São Vicente, dá-nos uma perspetiva magnífica sobre a cascata do Véu da Noiva e a costa norte da Ilha da Madeira. O Véu da Noiva é uma das mais emblemáticas paisagens da Madeira, cuja cascata, devido à sua altura e à carga de água que jorra pela encosta abaixo, faz lembrar o véu de uma noiva.

Miradouros da Madeira by www.osmeustrilhos.pt
A imponente casca do Véu da Noiva @osmeustrilhos

Miradouro da Santa

O Miradouro da Santa fica localizado no Porto Moniz, na estrada regional 101 que segue da vila em direcção à Santa. Este miradouro oferece uma vista fantástica sobre a vila do Porto Moniz com as suas piscinas naturais e o Ilhéu Mole.

Miradouros da Madeira by www.osmeustrilhos.pt
Vistas espectaculares do Porto Moniz, desde o Miradouro da Santa @osmeustrilhos

Miradouro da Eira da Achada

Se quer ter vistas espetaculares sobre a costa norte da Ilha da Madeira, não pode deixar de parar no da Eira da Achada. Sito na freguesia da Ribeira da Janela é facilmente acessível através da ER101.

Eira da Achada
Miradouro da Eira da Achada, na ER101 @osmeustrilhos

Miradouro da Rocha do Navio

Viemos da Madeira impressionados com as fajãs. Há diversos miradouros que permitem apreciar o engenho e arte da vida nas fajãs. Um dos mais impressionantes é o Miradouro para a fajã da Rocha do Navio, em Santana. O nome Rocha do Navio deve-se ao naufrágio holandês que aí ocorreu no século XIX.

Miradouros da Madeira by www.osmeustrilhos.pt
Ao fundo, a Fajã da Rocha do Navio @osmeustrilhos

Miradouros da Ponta de São Lourenço

Nenhum périplo pelos miradouros da Madeira está concluído sem uma incursão pela Ponta de São Lourenço. Nesta zona da ilha da Madeira existem diversos miradouros, principalmente ao longo do trilho que nos leva até à ponta. Faça o percurso com calma e deixe-se envolver pelas vistas agrestes, mas fantásticas, da Ponta de São Lourenço.

A ponta de São Lourenço, além de Miradouros com vistas incríveis, tem um trilho do melhor que tem a Ilha.

Miradouro da Ponta do Rosto

Na zona da ponta de São Lourenço, existem diversos miradouros. Um dos mais impressionantes (e perigosos) é o Miradouro Ponta do Rosto, que se situa no topo de uma falésia. Em dias de céu limpo as vistas são impressionantes sobre toda a costa norte, desde o Porto da Cruz, Faial e até à Ponta do Vigário. Cuidado: não se aproximar da beira da falésia em dias ventosos ou poderá ver a vista mais perto do que o desejável ao seu bem estar físico.

POnta de São LOurenço
A Ponta do Rosto @osmeustrilhos

Miradouro das Fajãs do Cabo Girão

As Fajãs são pequenas extensões de terreno, com condições para serem cultivadas, regra geral localizadas à beira mar.  As Fajãs do Cabo Girão
remontam aos anos 30 do século passado na sequência de um forte desmoronamento de terras. Do miradouro que se encontra junto ao Teleférico que dá acesso às fajãs, podemos ter vistas os campos cultivados. Também a possível ter vistas excelentes para as fajãs desde o Miradouro do Cabo Girão.

Os campos cultivados das Fajãs do Cabo Girão @osmeustrilhos

Miradouro do Farol da Ponta do Pargo

Situado na ponta mais ocidental da ilha, este miradouro permite observar a imensidão do mar, desde o Farol da Ponta do Pargo ao sítio das Achadas da Cruz. Chegámos ao farol ao final da tarde e já estava fechado. Se puderem, visitem o pequeno núcleo museológico, onde estão expostas várias peças relativas aos faróis da Madeira, desde fotografias a documentação variada.

Miradouro da Ponta do Pargo
Miradouro da Ponta do Pargo – Madeira @osmeustrilhos

Miradouro da Encumeada

Aqui respira-se ar puro e tranquilidades. Situado a 1007 metros de altitude o Miradouro da Encumeada tem a mais verdejante das vistas dos Miradouros da Madeira. Daqui as vistas para os vales da Ribeira Brava e São Vicente são estonteantes. No dia que estivemos na Encumeada estava um nevoeiro “cerradíssimo” que não permitia ver um palmo à frente dos olhos. A foto a seguir, foi tirada um pouco mais abaixo, perto da Serra de Água.

As vistas verdejantes da zona da Serra de Água @osmeustrilhos

Miradouros da Madeira – Mapa Interativo

Quem somos? os meus trilhos

Olá, somos o Sérgio e a Sandra! Costumamos dizer que "somos viajantes a tempo inteiro e juristas nas horas vagas". Mas somos, acima de tudo, apaixonados pelo mundo, pelas viagens... sejam elas curtas ou longas. É da Guarda, a cidade dos cinco f's e por sinal a mais cidade mais alta, que procuramos abolir fronteiras. Com mochila às costas e botas calçadas venham connosco, entrem em autocarros apinhados, comboios eternos e estradas lamacentas… Tudo sobre nós >>> Sigam-nos no Facebook

um comentário sobre

Deixa um comentário

Your email address will not be published.