Passadiço do Rio Minho | Melgaço

Há os lugares que levamos planeados e aqueles que, sorrateiramente, nos aparecem pela frente assim de chofre. Foi mais ou menos assim com este trilho. Acabávamos de fazer check-out no Monte Prado Hotel & Spa, em Melgaço, quando alguém pergunta na receção onde começava o passadiço que se estendia ao longo do rio Minho. Bem, como não perdemos a oportunidade de calçar as botas e alinhar numa bela caminhada, lá se foram os planos de rumar ainda cedo a Castro Laboreiro.

a folhagem intensa ao longo do Passadiço do Rio Minho
O bosque intenso ao longo do Passadiço do Rio Minho

Recolhidas as indicações necessárias, seguimos de carro até a uma pequena zona de lazer, onde se inicia o passadiço. Ainda mal havíamos estacionado e já um casal de caminhantes nos oferecia bolo, fazendo jús a típica hospitalidade da gente nortenha.  

Visitar o concelho de Melgaço

Melgaço, um destino verde e radical

Há um lugar, lá onde começa Portugal, onde o Rio Minho corre apressado em direção ao Mar. Um lugar onde o verde é a cor principal e tudo pinta. Estamos no Alto Minho, e hoje o nosso trilho leva-nos até Melgaço. Querem vir connosco? Não há melhor opção para um fim de semana prolongado que…

6 comments

Com o Simão devidamente “ acondicionado” no carrinho, e com o cantar das águas do rio por companhia, o percurso é feito em passo lento.  Às vezes em passo  muito lento, lá fomos avançando entre bosques de carvalho, urze e pinho. O passadiço rasga a vegetação e sulca as pedras graníticas que se amontoam na encosta.

Apesar da parte mais acessível e talvez mais bonita serem os 1,5 kms de passadiço que corre paralelo ao Rio Minho, através de uma antiga levada desativada, o percurso total tem, no total, cerca de 5,7 km. É um percurso linear que começa no centro da Vila de Melgaço e termina nas Termas do Peso.

Passadiço do Rio Minho com uma vista fantástica para o rio

Seguimos o passadiço tendo sempre por companhia o Rio Minho, que indiferente a tudo, lá corre tranquilo, desde a Serra de Meira, na Galiza, onde nasce até à foz, em Caminha.

Aqueles que quiserem prolongar o percurso podem sempre aproximar-se do rio, fazendo um desvio pelos vários  estradões que seguem até à margem, e quem sabe em dias mais quentes aproveitar um pouco da frescura desta água. A descer como já sabemos todos os santos ajudam, mas a subir como contamos apenas connosco, optámos por não correr o risco, afinal o Simão pesa já o suficiente para tornar penosas as subidas de terra batida, recententemente  visitadas por uma chuva  primaveril e inesperada.

Urze nos Passadiço do Rio Minho

É um início de tarde de primavera, a densa manta carvalhos convence-nos que o sol forte de dias mais quentes será amenizado pelo crivo natural da sua folhagem. Este será um percurso a fazer o ano inteiro, mas no outono podemos aproveitando as matizes de tons acastanhados em caducas folhas esvoaçantes .

A sandra e o Simão no Passadiço do Rio Minho

Ao longo do percurso, e se nos fixarmos lá em baixo no rio, podemos apreciar as pesqueiras construídas ao longo do seu curso e que constituem hoje um legado histórico de construções populares. As pesqueiras são habilidosos sistemas de muros construídos a partir das margens, criando barreiras à passagem do peixe, que se via assim obrigado a fugir pelas pequenas aberturas onde é apanhado em engenhosas armadilhas!

No final do passadiço, a levada segue paralela a um dos afluentes do Rio Minho. A água aqui corre mais forte, e o bosque cerrado de loureiros dá um ar bucólico à cena.

Terminamos ao pé de uma azenha, já abandonada, e cansada de tanta farinha moer. Agora havia que fazer o percurso inverso e rever a paisagem em jeito melancólico de despedida desejando voltar brevemente.

O Sérgio no Passadiço do Rio Minho

Informações gerais sobre o Trilho Pedestre
«Percursos Marginais do Rio»

Informação técnica:

  • Nome do percurso: Percursos Marginais do Rio
  • Localização do percurso: Melgaço
  • Tipo de percurso: Linear / Pequena Rota
  • Ponto de partida:  Alameda Inês Negra (vila de Melgaço)
  • Distância percorrida: 5,7 Km
  • Duração do percurso: 1h30m
  • Grau de dificuldade: Baixo
  • Aconselhável a crianças e bebés? Com crianças, todo o percurso. Com bebés apenas a zona do passadiço.
Quer mais informações sobre o concelho de Melgaço? Veja as nossas dicas sobre este verdejante destino.

Melgaço, um destino verde e radical

Há um lugar, lá onde começa Portugal, onde o Rio Minho corre apressado em direção ao Mar. Um lugar onde o verde é a cor principal e tudo pinta. Estamos no Alto Minho, e hoje o nosso trilho leva-nos até Melgaço. Querem vir connosco? Não há melhor opção para um fim de semana prolongado que…

6 comments

Galeria de Fotografias – Percursos marginais do Rio Minho (Clicar para abrir)

Nota: esta caminhada realizou-se em junho de 2019, por ocasiºao do evento Pegada Verde. Inicialmente, este artigo foi publicado no 6.º número da Revista “Raízes Mag”. O artigo pode ser descarregado aqui e a Loja da Revista Raízes Mag estão todas as edições da publicação, é só ir a https://gumroad.com/raizesmag

Comentários

Comentários

Quem somos? os meus trilhos

Olá, somos o Sérgio e a Sandra! Costumamos dizer que "somos viajantes a tempo inteiro e juristas nas horas vagas". Mas somos, acima de tudo, apaixonados pelo mundo, pelas viagens... sejam elas curtas ou longas. É da Guarda, a cidade dos cinco f's e por sinal a mais cidade mais alta, que procuramos abolir fronteiras. Com mochila às costas e botas calçadas venham connosco, entrem em autocarros apinhados, comboios eternos e estradas lamacentas… Tudo sobre nós >>> Sigam-nos no Facebook

Deixa um comentário

Your email address will not be published.