Início Portugal Alto Douro Vinhateiro Os mais lindos miradouros para desfrutar do Douro

Os mais lindos miradouros para desfrutar do Douro

|

|

|

Ao longo dos seus 927 km, desde a nascente na Serra de Urbion, em Espanha, até à foz no Atlântico, o Rio Douro molda a paisagem deste país. Talhou a custo a personalidade de transmontanos e beirões, criou amêndoa e azeite. Deu fama ao vinho e conserva uma das mais belas paisagens naturais e humanas do mundo. Das muitas formas de sentir o Douro, adoramos subir até aos píncaros e deliciarmo-nos com belas vistas. Por isso, neste artigo juntámos aqueles que são, para nós, os mais lindos miradouros para contemplar o Douro em toda a sua plenitude.

Há inúmeros miradouros que mereciam estar nesta lista, sem dúvida. Grande parte porque ainda lá não fomos. Por isso, este é um espaço em constante crescimento e à espera também das vossas sugestões. Ajudem-nos!!!

Lista com os mais lindos Miradouros do Douro


1 – Miradouro do Carrascalinho (Freixo de Espada à Cinta)

Miradouro do Carrascalinho (Miradouros do Douro)
A Sandra, o Sérgio e o Simão no miradouro do Carrascalinho

O miradouro do Carrascalinho, situa-se no concelho de Freixo de Espada à Cinta, numa zona onde o Douro Internacional se estreita e as escarpas são de meter medo. Nesta zona podemos desfrutar da mancha mais extensa de lodão de toda a Península Ibérica.

  • Concelho: Freixo de Espada à Cinta (Distrito de Bragança)
  • Localização: Ver no mapa (Atenção que a parte final do acesso é por terra batida, mas o carro circula com facilidade. Nos períodos de chuva mais intensa pode ficar menos transitável.)
  • Mais informação: Mais informação sobre o Miradouro do Carrascalinho (Brevemente)

2 – Miradouro de Penedo Durão (Freixo de Espada à Cinta)

Miradouro de Penedo Durão (Miradouros do Douro)

Conhecido como o Miradouro de Penedo Durão ou Penedo dos Abutres é uma das maravilhas turísticas da Região do Douro e um dos mais afamados miradouros sobre o Rio Douro. Situado no topo de uma escarpa que mete medo e sobranceiro à barragem espanhola de Saucelle, oferece vistas como poucos outros sobre as montanhas xistosas bem características do Douro Superior

  • Concelho: Freixo de Espada à Cinta (Bragança)
  • Localização: O Miradouro situa-se e, a cerca de 2 km a sul da vila de Freixo de Espada à Cinta, perto de Poiares. Ver no mapa
  • Mais informação: Escrevemos um artigo com informação detalhada e muitas fotografias do Miradouro de Penedo Durão

3 – Miradouro Alto da Sapinha

(Miradouros do Douro)

Do Miradouro do Alto da Sapinha temos vistas privilegiadas sobre Barca D’Alva, o Rio Douro e ainda a Foz do Águeda. É o lugar ideal para observar os campos de amendoeiras, oliveiras e vinha. O miradouro situa-se no topo de uma escarpa que cai quase a prumo.


4 – Miradouro do Museu do Côa

Miradouro do Museu do Côa (Miradouros do Douro)

Desdo o Museu do Côa, situado num píncaro, já no Distrito da Guarda, podemos observar a confluência do rio Côa com o Douro. Este miradouro dá-nos uma visão impressionante do poder da natureza. É daqui, do Douro Superior, que saem dos mais afamados vinhos do Douro e este é um dos mais lindos miradouros.

  • Concelho: Vila Nova de Foz Côa (Distrito da Guarda)
  • Localização: Ver no mapa
  • Mais informação: Mais informação sobre o Miradouro do Museu do Côa (Brevemente)

5 – Miradouro da Senhora do Viso

(Miradouros do Douro)
Miradouro da Senhora do Viso

Do alto do Monte do Viso, a mais de 800 metros de altitude, temos uma vista alargada a região do douro vinhateiro. Junto ao miradouro situa-se a capela da Senhora do Viso, cuja festa tem lugar no 2º fim de semana de agosto. Daqui, podemos ter uma bela panorâmica para o castelo de Numão, que também não devemos perder.

  • Concelho: Vila Nova de Foz Côa (Distrito da Guarda)
  • Localização: situa-se na Aldeia de Custóias, em Freixo de Numão – Ver no mapa
  • Mais informação: Mais informação sobre o Miradouro da Senhora do Viso (Brevemente)

6 – Miradouro do Alto de Vargelas

Alto de Vargelas

Quem subir ao alto de Vargelas ficará com a certeza de que chegou ao ponto mais belo do céu. O Miradouro do Alto de Vargelas situa-se na margem sul do rio.

  • Concelho: São João da Pesqueira (Distrito de Viseu)
  • Localização: Ver no mapa
  • Mais informação: Escrevemos um artigo com informação detalhada e muitas fotografias do Miradouro do Alto de Vargelas

7 – Miradouro de São Salvador do Mundo

Miradouro de São Salvador do Mundo, com a barragem da Valeira.

Situado na margem esquerda do Douro, o Miradouro de São Salvador do Mundo, em São João da Pesqueira oferece-nos uma estrondosa vista sobre o Rio Douro e a Barragem da Valeira. O Miradouro é tradicionalmente procurado por raparigas que querem casar, dizendo a lenda que, ao dar um nó nas muitas giestas que por ali existem, vão encontrar facilmente um bom homem para casar.


8 – Miradouro de Casal de Loivos

Miradouro de Casal de Loivos (Miradouros do Douro)
Os vinhedos do Douro, num final de tarde de Outono. Miradouro de Casal de Loivos.

O Miradouro de Casal de Loivos é um dos miradouros mais famosos da zona do Douro Vinhateiro porque nos permite uma linda panorâmica sobre a Vila do Pinhão e a uma das mais famosas curvas do rio Douro. Atualmente encontra-se integrado no Parque Natural Regional do Vale do Tua, que tem outros excelentes miradouros para desfrutar das vistas sobre a região.

  • Concelho: Alijó (Distrito de Vila Real)
  • Localização: Casal de Loivos, a poucos km da vila do Pinhão. Ver no mapa
  • Mais informação: Mais informação sobre o Casal de Loivos (Brevemente)

9 –  Miradouro de São Leonardo de Galafura

São Leonardo da Galafura 6

São Leonardo de Galafura é um dos mais enigmáticos miradouros da região do Douro. Daqui podemos admirar o vale do Douro em todo o seu esplendor. A beleza do local tem encantado as pessoas e inspirado os poetas. Miguel Torga, nascido a poucos kms de Galafura, na aldeia de São Martinho de Anta, era contemplador assíduo das água do Douro que correm lentamente lá no fundo.


10 – Miradouro de S. Pedro

Miradouro de S. Pedro com vistas para o Peso da Régua

Miradouro de S. Pedro, em S. João de Lobrigos, situa-se num local elevado, donde podemos contemplar várias freguesias do concelho de Santa Marta e também os concelhos vizinhos da Régua e Lamego.  

  • Concelho: Santa Marta de Penaguião (Distrito de Vila Real)
  • Localização: Ver no mapa
  • Mais informação: Escrevemos um artigo com informação detalhada e muitas fotografias do Miradouro de S. Pedro

Mapa com os mais lindos Miradouros do Douro

Se clicar num dos Miradouros no mapa acima, verá que cada miradouro tem número, agora basta procurar no texto o miradouro para obter mais informações. Fácil!

os meus trilhoshttp://osmeustrilhos.pt
Olá, somos o Sérgio e a Sandra (e agora também o pequeno Simão). Costumamos dizer que "somos viajantes a tempo inteiro e juristas nas horas vagas". Mas somos, acima de tudo, apaixonados pelo mundo, pelas viagens... sejam elas curtas ou longas. É da Guarda, a cidade dos cinco f's e por sinal a mais cidade mais alta, que procuramos abolir fronteiras. Com mochila às costas e botas calçadas venham connosco, entrem em autocarros apinhados, comboios eternos e estradas lamacentas… Tudo sobre nós >>>

7 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Olá, somos o Sérgio e a Sandra (e agora também o pequeno Simão). Costumamos dizer que "somos viajantes a tempo inteiro e juristas nas horas vagas". Mas somos, acima de tudo, apaixonados pelo mundo, pelas viagens... sejam elas curtas ou longas. É da Guarda, a cidade dos cinco f's e por sinal a mais cidade mais alta, que procuramos abolir fronteiras. Com mochila às costas e botas calçadas venham connosco, entrem em autocarros apinhados, comboios eternos e estradas lamacentas… Tudo sobre nós >>>

Must Read

Miradouro da Grota do Inferno, em São Miguel | Açores

O Miradouro da Grota do Inferno (ou da Bocado Inferno), é um dos mais bonitos e impressionantes miradouros da ilha de São...

Cascata do Caldeirão, um segredo bem guardado

A Cascata do Caldeirão é uma cascata (quase) secreta às portas da cidade da Guarda. Mapa, trilho GPS e informações para chegar à cascata.

Cevide, aqui começa Portugal | Melgaço

Em Cevide, perto de Melgaço, encontramos o marco de fronteira n.º 1. Estamos no ponto mais a norte de Portugal. Informação para visitar Cevide

Ilhéu de Vila Franca do Campo, em São Miguel | Açores

O Ilhéu de Vila Franca do Campo é paraíso na Ilha de São Miguel. Neste artigo poderá encontrar informação prática, como visitar e quando ir.

Ilha de São Miguel: Lugares a não perder | Açores

Os lugares mais bonitos da Ilha de São Miguel, nos Açores. Lugares que são de visita obrigatória para quem visita a ilha pela primeira vez.