Início Parques Naturais PN Peneda Gerês Gerês - Os lugares que são de visita obrigatória

Gerês – Os lugares que são de visita obrigatória

|

|

|

O Parque Nacional Peneda-Gerês é um dos locais mais genuínos em Portugal. É um misto de natureza e tradição. O Gerês é um autêntico santuário natural, um paraíso para os apreciadores da natureza, do trekking e da observação de aves.

Aqui podemos encontrar alcateias de lobos, garranos (cavalos selvagens), corços, matas de azevinhos e paisagens de cortar a respiração… o Gerês apaixona qualquer um que ousa entrar nos seus domínios…

Vem connosco conhecer alguns dos lugares e locais que não se podem perder no Gerês…

Pitões das Júnias

Pitões das Júnias é uma aldeia situada dentro do Parque Nacional Peneda-Gerês, na região de Barroso, Trás-os-Montes (Concelho de Montalegre/ Distrito de Vila Real), a mais de 1000 metros de altitude. O clima inóspito no Inverno e a consequente imigração contribuíram para que a aldeia mantivesse sua pequena população e o aspecto medieval. As casas de pedra são um dos grandes ícones desta pequena aldeia.

A Aldeia de Pitões das Júnias, no Gerês
Panorâmica da aldeia de Pitões das Júnias, no Gerês

Em Pitões das Júnias poderá ainda visitar:

  • O Ecomuseu do Barroso, na antiga Corte do Boi;
  • Forno Comunitário;
  • Centro da Aldeia, com as rua empedradas e casas antigas
  • Cascata e Mosteiro de Sana Maria das Júnias (a seguir)

Mosteiro de Santa Maria das Júnias e Cascata

Bem perto de Pitões das Júnias temos dois outros lugares que têm de figurar nesta lista:

  • o Mosteiro de Santa Maria das Júnias
  • a Cascata de Pitões das Júnias

Já aqui havíamos estado em 2007 e tardou em voltarmos. Mas desta vez já viemos três. Sim, porque o Simão adorou trilhar o percurso pedestre até ao Mosteiro e Cascata. Pois é, para se chegar ao mosteiro nas margens do rio Campesino e depois à cascata, temos de caminhar, mas existe um percurso bem sinalizado.

Mosteiro de Santa Maria das Júnias, no Gerês
Mosteiro de Santa Maria das Júnias

Quem quiser visitar os dois lugares e não tiver “medo” de uma boa caminhada pode fazer um trilho espetacular até aos Mosteiro e a cascata. Nós contamos aqui toda a experiência, o trilhos e a fotos incríveis da nossa caminhada com um bebe às costas.

a Sandra a contemplar a cascata de Pitões das Júnias, no Gerês
a Sandra a contemplar a cascata de Pitões das Júnias, no Gerês

Castro Laboreiro e a suas tradições ancestrais

Há lugares que parecem tirados de algum livro, desses livros que nos contam histórias de encantar, onde há fadas, druídas e seres que já não habitam o imaginário dos tempos modernos. Mas ainda há, há Castro Laboreiro. Nas serranias do Alto Minho, há um lugar com tradições e características únicas no mundo.

Castro Laboreiro - Lugares a não perder no Gerês
Ponte Velha de Castro Laboreiro

Se for a Castro Laboreiro aproveite o nosso roteiro completo sobre a freguesia. Castro Laboreiro pertence ao concelho de Melgaço, famoso pelo seu Alvarinho. Não pode deixar de visitar este lindo concelho e ler tudo o que escrevemos sobre ele.


Cascatas e lagoas do Tahiti e Cascatas do Rio Homem – Gerês

Quando por aqui andámos há 15 anos atrás, o local não vinha nos roteiros, foram conselhos de amigos que nos levaram a estes sítios mágicos. Hoje as famosas cascatas do Gerês atraem milhares de visitantes e banhistas, principalmente no Verão. Infelizmente, com aumento de visitantes, aumenta a pressão sobre a natureza e, mais do que nunca, é urgente todos adoptarmos comportamentos responsáveis para preservarmos este magnífico património natural. Por isso, se for Às cascatas e lagoas. não deixe para trás mais do que uns mergulhos. Leve o lixo consigo e proteja a natureza.

Cascatas do Tahiti e Cascata da Portela do Homem - Gerês
Cascatas do Tahiti e Cascata da Portela do Homem

Os Espigueiros do Soajo e do Lindoso – A magia do Gerês

Também chamados de caniços ou canastro, os espigueiros são estruturas de pedra que têm como função a secagem do milho. Através da elevação do solo com recurso a colunas de pedra, permite-se o afastamento do mesmo aos roedores. São usadas fissuras laterais para permitir a circulação do ar.

espigueiros - lindoso - Lugares a não perder no Gerês

Espigueiros do Lindoso

Apesar de estas estruturas se encontrarem um pouco por todo o país, é no Norte que eles são mais característicos, principalmente os da zona do Gerês, construídos inteiramente de pedra. Os espigueiros aqui referidos, os do Soajo e do Lindoso, são imóveis classificados como de interesse público.


Ponte da Misarela

Na Ponte da Misarela o diabo anda mesmo à solta, fazem-se mezinhas e rezam-se quebrantos. Depois de Pitões das Júnias, descendo em direção ao Cávado, o rio Rabagão corre livre, sulcando rochas e falésias, deixando atrás de si um rasto de lagoas profundas e cascatas íngremes. Continuar a ler sobre a ponte da Misarela num artigo inteirinho que lhe dedicámos.

Ponte da Misarela-1 - Lugares a não perder no Gerês
Ponte da Misarela, onde o diabo anda à solta

Vilarinho da Furna, a aldeia afundada do Gerês

Aqui o progresso matou os pastos, os terrenos de cultivo, a paisagem, a cultura, uma herança de tempos imemoriais, enfim as pessoas morreram com a aldeia. E a troco que quê? De 5 o m2. Este foi o preço pago na altura pela empresa de energia nacional. Vilarinho da Furna era uma pequena aldeia da freguesia de S. João do Campo, situada no extremo nordeste do concelho de Terras de Bouro, distrito de Braga. Foi destruída a 21 de Maio de 1972 por uma barragem.

Vilarinho da Furna - Lugares a não perder no Gerês
Restos da aldeia de Vilarinho da Furna

Santuário da Nossa Senhora da Peneda

O Santuário de Nossa Senhora da Peneda, em Arcos de Valdevez, é talvez o lugar de culto mais famosos em toda a zona. Acredita-se que neste local tenha existido uma pequena ermida construída para lembrar a aparição da Senhora da Peneda. A famosa escadaria tem cerca de 300 metros e 20 capelas, com cenas da vida de Cristo. A Festa da Senhora da Peneda é anual, tem a duração de uma semana, entre dia 31 de Agosto e oito de Setembro.

Santuário da Nossa Senhora da Peneda - Lugares a não perder no Gerês
Santuário da Nossa Senhora da Peneda

Mata da Albergaria

A Mata de Albergaria é um dos mais importantes bosques do Parque Nacional da Peneda-Gerês e um dos mais bonitos de Portugal. Além da visita à famosíssima Cascata da Portela do Homem (que já falámos acima), aproveite e faça uma caminhada ao longo da Geira Romana, com as ruínas das suas pontes e um significativo conjunto de marcos miliários.

os meus trilhoshttp://osmeustrilhos.pt
Olá, somos o Sérgio e a Sandra (e agora também o pequeno Simão). Costumamos dizer que "somos viajantes a tempo inteiro e juristas nas horas vagas". Mas somos, acima de tudo, apaixonados pelo mundo, pelas viagens... sejam elas curtas ou longas. É da Guarda, a cidade dos cinco f's e por sinal a mais cidade mais alta, que procuramos abolir fronteiras. Com mochila às costas e botas calçadas venham connosco, entrem em autocarros apinhados, comboios eternos e estradas lamacentas… Tudo sobre nós >>>

19 COMENTÁRIOS

  1. Comecei a acampar no Gerês em Março de 1983 e continuei até Agosto de 1988. É para mim o local mais bonito de Portugal. Tradição, gastronomia, paisagem, sossego, video, fotografia, caminhadas, piscinas naturais, animais selvagens… um sem-fim de assuntos/locais e, ainda, de história e arqueologia. A estrada Romana de Aqua Flavia/Braccara Augusta (Braga/Chaves), agricultura comunitária… Só indo e estando lá. Soberbo e arrebatador 🙂

  2. Eu irei esse ano 🙂 e volto para dizer o que achamos 😀 Já posso adiantar que tenho certeza que iremos amar !!! 😀

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Olá, somos o Sérgio e a Sandra (e agora também o pequeno Simão). Costumamos dizer que "somos viajantes a tempo inteiro e juristas nas horas vagas". Mas somos, acima de tudo, apaixonados pelo mundo, pelas viagens... sejam elas curtas ou longas. É da Guarda, a cidade dos cinco f's e por sinal a mais cidade mais alta, que procuramos abolir fronteiras. Com mochila às costas e botas calçadas venham connosco, entrem em autocarros apinhados, comboios eternos e estradas lamacentas… Tudo sobre nós >>>

Must Read

Ilha de São Miguel: Lugares a não perder | Açores

Os lugares mais bonitos da Ilha de São Miguel, nos Açores. Lugares que são de visita obrigatória para quem visita a ilha pela primeira vez.

Trilho da Lagoa dos Salgados, Algarve

É bem verdade que temos um país riquíssimo e que ainda há muito para descobrir. O Algarve é conhecido sobre tudo pela...

Miradouro do Mocho Real – Serra da Estrela

Hoje viemos até à extremidade norte do Parque Natural da Serra da Estrela, bem pertinho da cidade da Guarda, para vos mostrarmos...

Lagos do Sabor, um azul imenso em Trás-os-Montes

Roteiro pelos Lagos do Sabor, em Trás-os-Montes. Lagos azuis, serras e vales profundos. Dicas para visitar Lagos do Sabor, alojamento, percursos pedestres

5 Vilas Medievais no Sabugal que tem mesmo de conhecer

Há 5 Vilas Medievais no Sabugal que todos devíamos conhecer. Não só porque são bonitas, mas acima de tudo porque estão umbilicalmente...