Início Portugal Guarda As melhores Praias Fluviais na Serra da Estrela (e arredores)

As melhores Praias Fluviais na Serra da Estrela (e arredores)

|

|

|

Já pensou em desfrutar destes dias de calor longe das multidões das praias do litoral, em plena comunhão com a natureza, no sossego da serra? Se lhe agrada a ideia, aproveite e descubra as melhores praias fluviais da Serra da Estrela.

As águas cristalinas da Praia de Unhais da Serra, na Serra da Estrela
As águas cristalinas da Praia de Unhais da Serra, na Serra da Estrela (ver abaixo mais informações sobre a praia)

É sempre difícil decidir quais são as melhores praias fluviais na Serra da Estrela, não só porque há tantas, mas acima de tudo porque há pequenas jóias (quase) desconhecidas que apesar de não almejarem o título de “praia” convidam a belos mergulhos.

Se é verdade que grande parte das praias se situam dentro do Parque Natural da Serra da Estrela, há um par delas que já não estando no parque merecem um destaque especial.

Nota: para perceber melhor a localização de cada uma praias criamos um mapa que adicionamos no final do artigo e a seguir a cada uma das praias. Pode ir directamente para o mapa clicando aqui.

As melhores Praias fluviais na Serra da Estrela


Praia Fluvial de Unhais da Serra (Covilhã)

No centro de Unhais da Serra (Covilhã) está uma das mais maiores e mais bem enquadradas praias fluviais de toda a envolvente da Serra da Estrela. Tem uma vasta zona de lazer, com cerca de 2ha de relva, sombras, bar e restaurante. A praia fluvial, composta por duas represas, aproveita as águas límpidas da Ribeira de Unhais. É uma praia moderna, bem equipada e com espaços excelentes para desfrutarmos de um dia bem passado a relaxar em pleno contacto com a natureza.

Praia Fluvial de Unhais da Serra, Covilhã - Praias Fluviais na Serra da Estrela
Praia Fluvial de Unhais da Serra, Covilhã

Unhais da Serra é uma referência nacional no turismo termal, por isso, se tiver tempo, desfrute de um belo banho termal no H2otel Congress & Medical SPA. Bem perto da praia existem 2 moinhos que foram recuperados, e onde podemos aprender mais sobre o processo de moagem que aproveitava a força motriz da água. Para visitar, solicitar junto da Junta de Freguesia ou do nadador salvador.

Vista de Unhais da Serra, com o famoso hotel H2O Congress & Spa em destaque
Vista de Unhais da Serra, com o famoso hotel H2O Congress & Spa em destaque

Mais informação:


Praia Fluvial das Cortes do Meio (Covilhã)

Bem-vindos à Freguesia de Cortes do Meio a Capital das Piscinas Naturais. Porquê o epíteto? Está vista de todos. Na localidade de Cortes do Meio, concelho da Covilhã, há 12 piscinas naturais que fazem as delícias dos amantes da montanha e das águas frescas. Algumas são bastante acessíveis, outras obrigam a uma caminhada, sempre na companhia da Serra da Estrela e de um beleza natural única.

Praia Fluvial das Cortes do Meio - Poço da Monteira - Praias Fluviais na Serra da Estrela
Poço da Monteira, na Praia Fluvial das Cortes do Meio, na Covilhã

O Poço da Monteira é o mais famoso e é onde está a praia fluvial, tem um bar e um extenso relvado, convidando a estender a toalha. Mais abaixo temos o Poço da Ponte Velha e se seguirmos o curso do rio para montante, há piscinas para todos os gostos.

Praia Fluvial das Cortes do Meio - Poço da Ponte Velha  - Praias Fluviais na Serra da Estrela
Poço da Ponte Velha, Praia Fluvial do Paúl

Mais informação:


Praia Fluvial de Vale do Rossim (Penhas Douradas – Gouveia)

Em pleno coração da Serra da Estrela, mais concretamente nas Penhas Douradas, e junto ao maior vale glaciar da Europa, estende-se este manto de água que no Verão atrai tudo o que são veraneantes das redondezas. A Praia Fluvial de Vale do Rossim é uma das jóias da coroa da Serra da Estrela. Porque se situa a uma altitude média de 1437 metros, é a praia fluvial mais alta de Portugal e uma das mais bonitas Praias Fluviais na Serra da Estrela.

Praia Fluvial de Vale do Rossim - Praias Fluviais na Serra da Estrela
Praia Fluvial do Vale do Rossim, nas Penhas Douradas (Serra da Estrela)

Mais informação:


Praia Fluvial de Lapa dos Dinheiros (Seia)

A Praia fluvial da Lapa dos Dinheiros é outro dos recantos magníficos da Serra da Estrela. A 8 km de Seia, é uma praia de água fria, claro, mas que o corpo facilmente esquece tal é a beleza da zona envolvente. Localizada na ribeira da Caniça, um afluente da margem direita do rio Alva, esta zona de banhos enquadra-se numa paisagem de montanha, dominada pelo souto da Lapa e imponentes afloramentos granítico. A praia está dotada de WC, balneários e bar.

Praia Fluvial lapa dos Dinheiros - Praias Fluviais Serra da Estrela
940As águas límpidas e transparentes da Praia Fluvial da Lapa dos Dinheiros em Seia.

Ficamos contentes quando no interior, encontramos praias inclusivas e acessíveis e aqui os utilizadores portadores de deficiência motoras dispõem de todas as condições (rampas e equipamentos) para que possam usufruir desta praia, da melhor maneira possível. Além de ser uma praia com bandeira azul, dispõe de vigilância, um bar e casas de banho.

No outono, o arvoredo, constituído sobretudo de castanheiros, dá um ar magistral ao quadro.

Praia Fluvial da Lapa dos Dinheiros - Seia - Praias Fluviais Serra da Estrela
Explorando a Praia Fluvial da Lapa dos Dinheiros em Seia.

Mais informação:


Praia Fluvial de Loriga (Seia)

A Praia Fluvial de Loriga é, sem dúvida, uma das mais bonitas praias fluvial da Serra da Estrela e também uma das mais famosas. E é fácil perceber porquê. É uma das nossas praias de eleição, para um banho refrescante no Verão, ou apenas para um passeio revigorante durante todo o ano.

Praia Fluvial de Loriga - Praias Fluviais na Serra da Estrela
Praia Fluvial de Loriga – Foto de Nuno Mendes – Instagram: @larear_a_pevide

Além do poço principal, que é mais fundo, existem outros mais pequenos e menos profundos ideais para as crianças se divertirem. É uma praia bastante mais movimentada que Lapa dos Dinheiros, ainda que ambas sejam propícias a uns dias de sossego em plena natureza. Além de albergar a Bandeira Azul, tem sido consecutivamente distinguida, a par de Lapa dos Dinheiros, com o selo de Qualidade de Ouro, pela Quercus.

Mais informação:


Praia Fluvial de Vila Cova à Coelheira (Seia)

Ao longo do percurso do Rio Alba podemos encontrar diversas praias fluviais. Uma delas é a Praia Fluvial de Vila Cova à Coelheira, que como o próprio nome indica, se situa na aldeia de Vila Cova à Coelheira, a poucos quilómetros de Seia.

Praia Fluvial de Vila Cova à Coelheira - Praias Fluviais na Serra da Estrela
Praia Fluvial de Vila Cova à Coelheira. Fotografia tirada do topo da Ponte romana que lhe dá acesso.

Lemos no blog Descobrir com Alma que se pode caminhar ao longo de uma levada de água até à Central Ponte de Jugais e continuar, inclusive, até à Praia da Lapa do Dinheiros. temos de explorar esta possibilidade e regressar em breve para a caminhada.

A ponte romana sobre o rio Alva dá acesso à praia. De águas pouco profundas esta é uma das várias praias fluviais que se podem encontrar nas margens deste rio, como é o caso de Sandomil, poucos quilómetros a jusante.

A Praia Fluvial de Vila Cova à Coelheira tem um enorme parque de merendas com muitas sombras e mesas, ideal para um piquenique e passar aqui um belo dia, daqueles de calor bem típicos desta zona. Tem também um parque de campismo.

Mais informação:


Praia Fluvial do Sabugueiro (Seia)

Na ribeira da Fervença, podemos encontrar uma das praias fluviais mais altas do país, a Praia Fluvial do Sabugueiro, bem perto da aldeia com o mesmo nome. A aldeia de Sabugueiro situa-se em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, a mais de mil metros de altitude, e é conhecida como a “Aldeia mais alta de Portugal”, apesar de não ser bem assim.

Praia Fluvial do Sabugueiro - Praias Fluviais na Serra da Estrela

Situada em plena montanha, não admira que a água seja bem fria, e a paisagem seja dominada pelos afloramentos graníticos. Como grande parte das praias desta zona, é também acessível a pessoas com mobilidade reduzida.

Aproveite a sua passagem pelo Sabugueiro para se deliciar com o melhor da gastronomia de montanha num dos diversos restaurantes que há na aldeia. No Sabugueiro podemos também encontrar boas opções de alojamento e diversas lojas de venda de souvenirs e produtos da alta montanha. Se vai em direção à Torre, saiba que esta é a ultima aldeia, por isso, abasteça-se por aqui.

Mais informação:


Praia Fluvial de Valhelhas (Valhelhas, Guarda)

A Praia fluvial de Valhelhas, situa-se na margem esquerda do Rio Zêzere, em Valhelhas, entre a Guarda e Manteigas. Escondida num dos muitos recantos da Serra da Estrela, alberga uma imensa variedade de espécies de fauna e flora. Na praia temos um parque de campismo, parque de merendas, bar de apoio, campo de jogos, sanitários, rampa de acesso à água, área relvada, além de inúmeras zonas de sombra. É uma praia bastante movimentada, com parque de estacionamento (pago no Verão). A vista para a Serra da Estrela é fantástica e não deixa ninguém indiferente.

Praia Fluvial de Valhelhas - Praias Fluviais na Serra da Estrela
Praia Fluvial de Valhelhas – Foto de Hélder Santos (Instagram)

É uma das praias mais procuradas das redondezas, não só devido à sua beleza, mas também porque é das mais completas no que respeita a equipamentos de apoio. Em Valhelhas temos alguns dos restaurantes de referência da zona como o Restaurante Valhecula e o Soadro. É uma das praias da Serra da Estrela que tem sido consecutivamente distinguida com o selo de Qualidade de Ouro, pela Quercus.

Mais informação:


Praia Fluvial da Vila do Carvalho (Covilhã)

A Vila do Carvalho é uma freguesia do concelho da Covilhã, na costa oeste da Serra da Estrela. A Praia Fluvial da Vila do Carvalho situa-se ao longo da ribeira do Carvalho e a sua água é bastante limpa e fria, como não poderia deixar de ser. Existe um bar de apoio e bastantes sombras. Experimente subir a ribeira e refrescar-se nas diversas poças que por ali existem. Este que vêem na foto a seguir é o Poço das Cambalhotas e mais abaixo encontram o Poço das Amoreiras.

Praia Fluvial da Vila do Carvalho, Covilhã - Praias Fluviais na Serra da Estrela
Praia Fluvial da Vila do Carvalho, Covilhã

Mais informação:


Praia Fluvial do Paul (Covilhã)

A Praia Fluvial do Paúl, incorpora um espelho de água magnífico e diversas piscinas naturais que se estendem pela ribeira acima, piscinas que tornam este lugar único e diferenciado. Na zona do espelho de água podemos encontrar diversos equipamentos de apoio aos veraneantes, com destaque para o pequeno bar quase suspenso sobre a ribeira.

Pequenas cascatas e lagoas não faltam nesta zona. Se a praia fluvial tem lugares propícios a estender as toalhas e a relaxar, na piscina natural o desafio é lançar-se das rochas mais elevadas e cair com estrondo na água. Se procuramos uma praia natural, esta tem de figurar no topo da lista das melhores Praias Fluviais na Serra da Estrela.

Praia Fluvial Paúl - Praias Fluviais na Serra da Estrela

Mais informação:


Praia Fluvial de Aldeia Viçosa (Guarda)

Situada na margem direita do rio Mondego, a jusante da barragem do Caldeirão, a Praia Fluvial de Aldeia Viçosa encontra-se localizada em pleno Parque Natural da Serra da Estrela. É uma das praias fluviais mais famosas do Concelho da Guarda, uma vez que além do enorme relvado e bons acessos, dispõe de inúmeras infraestruturas de apoios, como parque infantil.

Praia Fluvial de Aldeia Viçosa - Praias Fluviais na Serra da Estrela

Sendo uma praia vigiada e com espaços infantis, é o nosso lugar de eleição para levar toda a família, incluindo bebes, e passar por lá um bom dia de descanso e descontracção. Esta praia fluvial encontra-se no coração do Vale do Mondego, uma área fértil e de excelência para a agricultura. É comum vermos os produtos à venda ao longo da Entrada nacional 16, principalmente na época da fruta.

MAGUSTO DA VELHA – Em Aldeia Viçosa, ano após ano, no dia 26 de Dezembro, cumpre-se aqui uma tradição centenária: o Magusto da Velha. Clique para ler sobre a singular tradição do Magusto da Velha.

Mais informação:


Praia Fluvial da Quinta da Taberna (Videmonte, Guarda)

A Praia Fluvial da Quinta da Taberna é uma das mais recentes praias na Serra da Estrela. Em perfeita harmonia com o entorno, aproveita as águas puras e límpidas do Mondego. Onde antes era um parque de merendas surge agora uma linda praia fluvial, construída no âmbito do Orçamento Participativo (OP) 2017 do Município da Guarda.

Praia Fluvial da Quinta da Taberna, em Videmonte - Praias fluviais na Serra da Estrela
Praia Fluvial da Quinta da Taberna, em Videmonte (Serra da Estrela)

Sendo novidade este ano de 2020, tornou-se rapidamente a praia da “moda” para estas bandas e não é de estranhar que pode estes dias se encontre repleta de gente das redondezas. Além de um amplo relvado que entra vegetação adentro, possuiu um bar com com diversos petiscos, um parque de estacionamento e muitas mesas para aproveitarmos o farnel…

Quinta da Taberna - Praias Fluviais na Serra da Estrela

Mais informação:


Praia Fluvial da Barragem do Caldeirão (Guarda)

A Praia Fluvial da Barragem do Caldeirão situa-se, como o nome indica, na barragem do Caldeirão. É uma praia localizada bem próxima da cidade da Guarda, onde podemos usufruir de um espelho de água artificial enorme. Devido à sua localização nos arredores da cidade, conte, nos dias de maior afluência e fins de semana, com muitas pessoas.

Praia Fluvial da Barragem do Caldeirão - Praias Fluviais na Serra da Estrela
Praia Fluvial da Barragem do Caldeirão, na Guarda

A praia conta com espaços verdes, um bar de apoio e uma piscina natural, bem ao gosto dos miúdos. No bar pode ainda alugar canoas e caiaques para desfrutar de toda a magia da barragem. Para montante é possível fazer uma bela caminhada à volta do espelho de água, passando por zonas rurais e atravessando a ribeira através de poldras.

Praia Fluvial da Barragem do Caldeirão - Serra da Estrela

Mais informação:


Piscinas naturais de Vale de Amoreira (Guarda)

Não podemos dizer que este lugar seja uma verdadeira praia fluvial, mas é dos lugares mais bonitos onde podes tomar banho. Em Vale da Amoreira, na estrada que liga Valhelhas a Manteigas, basta fazermos uma paragem no cruzamento que liga a Verdelhos para termos esta visão paradisíaca.

Este lugar é um “selvagem” e apesar de ter sombras com fartura dos salgueiros, não tem mesas nem qualquer outro equipamento de apoio.


Mapa com a localização das Praias Fluviais da Serra da Estrela

os meus trilhoshttp://osmeustrilhos.pt
Olá, somos o Sérgio e a Sandra (e agora também o pequeno Simão). Costumamos dizer que "somos viajantes a tempo inteiro e juristas nas horas vagas". Mas somos, acima de tudo, apaixonados pelo mundo, pelas viagens... sejam elas curtas ou longas. É da Guarda, a cidade dos cinco f's e por sinal a mais cidade mais alta, que procuramos abolir fronteiras. Com mochila às costas e botas calçadas venham connosco, entrem em autocarros apinhados, comboios eternos e estradas lamacentas… Tudo sobre nós >>>

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Olá, somos o Sérgio e a Sandra (e agora também o pequeno Simão). Costumamos dizer que "somos viajantes a tempo inteiro e juristas nas horas vagas". Mas somos, acima de tudo, apaixonados pelo mundo, pelas viagens... sejam elas curtas ou longas. É da Guarda, a cidade dos cinco f's e por sinal a mais cidade mais alta, que procuramos abolir fronteiras. Com mochila às costas e botas calçadas venham connosco, entrem em autocarros apinhados, comboios eternos e estradas lamacentas… Tudo sobre nós >>>

Must Read

Ilhéu de Vila Franca do Campo, em São Miguel | Açores

O Ilhéu de Vila Franca do Campo é paraíso na Ilha de São Miguel. Neste artigo poderá encontrar informação prática, como visitar e quando ir.

Ilha de São Miguel: Lugares a não perder | Açores

Os lugares mais bonitos da Ilha de São Miguel, nos Açores. Lugares que são de visita obrigatória para quem visita a ilha pela primeira vez.

Trilho da Lagoa dos Salgados, Algarve

É bem verdade que temos um país riquíssimo e que ainda há muito para descobrir. O Algarve é conhecido sobre tudo pela...

Miradouro do Mocho Real – Serra da Estrela

Hoje viemos até à extremidade norte do Parque Natural da Serra da Estrela, bem pertinho da cidade da Guarda, para vos mostrarmos...

Lagos do Sabor, um azul imenso em Trás-os-Montes

Roteiro pelos Lagos do Sabor, em Trás-os-Montes. Lagos azuis, serras e vales profundos. Dicas para visitar Lagos do Sabor, alojamento, percursos pedestres