Início Portugal Guarda Miradouro do Mocho Real - Serra da Estrela

Miradouro do Mocho Real – Serra da Estrela

|

|

|

Hoje viemos até à extremidade norte do Parque Natural da Serra da Estrela, bem pertinho da cidade da Guarda, para vos mostrarmos as vistas que se podem desfrutar do miradouro do Mocho Real.

Miradouro do Mocho Real - Serra da Estrela

Estamos mesmo no paredão da Barragem do Caldeirão e do miradouro podemos ver as águas da Ribeira do Caldeirão que se precipitam por entre as escarpas íngremes até lá ao fundo, no Rio Mondego, deixando atrás de si uma garganta impressionante e uma cascata do mais bonito que há em Portugal.

Cascata do Caldeirão

Às portas da cidade da Guarda, há uma cascata “gigante” (quase) secreta e que deve ser uma das mais bonitas do país. Fica mesmo ao lado do Miradouro do Mocho Real.

Ribeira do Caldeirão - Miradouro do Mocho Real - Serra da Estrela

Atrás de nós temos já os maciços da Serra da Estrela e atrás deste maciço temos o concelho de Celorico da Beira e de Gouveia.

Miradouro do Mocho Real - Serra da Estrela

E é a Gouveia que vamos buscar as palavras de um dos mais afamados escritores das Beiras, Vergílio Ferreira. Em Manhã Submersa, Vergílio Ferreira descreve assim o vale do Mondego, o vale temos ao fundo e que se formou com a passagem do rio:

A estrada serpenteava, cautelosa, colada à montanha. No vale profundo, aldeias perdidas oravam de joelhos à ameaça dos montes, onde eu ia descobrindo a minha saudade antiga. Sabia que por trás daquela massa escura ficava a minha terra, e olhava-as, por isso, com gratidão. O Sol tombava já rapidamente, de modo que a encosta voltada para nós era uma enorme face de sombra. (…) De vez em quando a camioneta, ao rodar numa curva exterior, ficava suspensa sobre o abismo, subitamente integrada num sentido de grandeza e eternidade. E instintivamente eu estendia a mão, fazendo-a planar um momento sobre o vale, como se desejasse afastar-me ainda mais para o espaço aberto, ou como se quisesse acompanhar o enorme gesto da tarde, que agora, sobre as aldeias tristes, sobre o silêncio humilde do fumo das lareiras e a certeza de que em breve viria aí a noite, ia traçando, devagar, um grande sinal-da-cruz…

E ao fundo, lá no vale, temos as bonitas aldeias de Vila Soeiro e Mizarela.

O vale do Mondego, visto do Miradouro do Mocho Real

É aqui que estão também a nascer os futuros Passadiços do Mondego. Com cerca de 11 km, deverão estar prontos em 2021 e prometem ser um pólo de atracão de visitantes à Guarda e à Serra da Estrela.

Os melhores passadiços de Portugal

Enquanto os passadiços do Mondego não estão prontos, e se é amante de uma bela caminhada, que tal inspirar-se com outros Passadiços em Portugal?

Se andar por aqui e for Verão, não se esqueça de dar um mergulho na Praia Fluvial da Barragem do Caldeirão (ver abaixo) e, se gostar de trekking, porque não calcorrear o Trilho de Maçainhas que passa do outro lado da barragem?

Geopark Estrela

O Miradouro do Mocho Real é um dos geossitios do Geopark Estrela recentemente reconhecido pela UNESCO e que é um dos 5 Geopark do País.

O Geopark vem reconhecer este território único e de fortes contraste, onde a sua paisagem é reflexo de um longo processo de adaptação e de sucessivas transformações fruto da relação homem/natureza.

Todos os sítios podem ser consultados aqui: http://www.geoparkestrela.pt/geossitios

Localização do Miradouro do Mocho Real

O Miradouro do Mocho Real localiza-se na Guarda, na margem esquerda da barragem do caldeirão, nas coordenadas 40.5314171,-7.3320339, a 700 metros de altitude. Podem consultar a localização detalhada aqui, no Google Maps.

Barragem do Caldeirão - Miradouro do Mocho Real
Panorâmica da Barragem do Caldeirão. O Miradouro do Mocho Real situa-se do lado direito atrás a central de captação de águas.

Praia Fluvial da Barragem do Caldeirão

A poucos metros do Miradouro do Mocho Real, situa-se uma das mais afamadas praias da região, a Praia Fluvial da Barragem do Caldeirão.

É uma praia localizada bem próxima da cidade da Guarda, onde podemos usufruir de um espelho de água artificial enorme. Devido à sua localização nos arredores da cidade, conte, nos dias de maior afluência e fins de semana, com muitas pessoas.

Praia Fluvial da Barragem do Caldeirão
Praia Fluvial da Barragem do Caldeirão

As melhores praias fluviais da Serra da Estrela

Quer saber quais são melhores praias fluviais da Serra da Estrela, a localização e dicas para desfrutar do Verão no sossego da montanha? Está no lugar certo. Veja o nosso artigo.


Galeria de Fotografias do Miradouro do Mocho Real

os meus trilhoshttp://osmeustrilhos.pt
Olá, somos o Sérgio e a Sandra (e agora também o pequeno Simão). Costumamos dizer que "somos viajantes a tempo inteiro e juristas nas horas vagas". Mas somos, acima de tudo, apaixonados pelo mundo, pelas viagens... sejam elas curtas ou longas. É da Guarda, a cidade dos cinco f's e por sinal a mais cidade mais alta, que procuramos abolir fronteiras. Com mochila às costas e botas calçadas venham connosco, entrem em autocarros apinhados, comboios eternos e estradas lamacentas… Tudo sobre nós >>>

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Olá, somos o Sérgio e a Sandra (e agora também o pequeno Simão). Costumamos dizer que "somos viajantes a tempo inteiro e juristas nas horas vagas". Mas somos, acima de tudo, apaixonados pelo mundo, pelas viagens... sejam elas curtas ou longas. É da Guarda, a cidade dos cinco f's e por sinal a mais cidade mais alta, que procuramos abolir fronteiras. Com mochila às costas e botas calçadas venham connosco, entrem em autocarros apinhados, comboios eternos e estradas lamacentas… Tudo sobre nós >>>

Must Read

Miradouro da Grota do Inferno, em São Miguel | Açores

O Miradouro da Grota do Inferno (ou da Bocado Inferno), é um dos mais bonitos e impressionantes miradouros da ilha de São...

Cascata do Caldeirão, um segredo bem guardado

A Cascata do Caldeirão é uma cascata (quase) secreta às portas da cidade da Guarda. Mapa, trilho GPS e informações para chegar à cascata.

Cevide, aqui começa Portugal | Melgaço

Em Cevide, perto de Melgaço, encontramos o marco de fronteira n.º 1. Estamos no ponto mais a norte de Portugal. Informação para visitar Cevide

Ilhéu de Vila Franca do Campo, em São Miguel | Açores

O Ilhéu de Vila Franca do Campo é paraíso na Ilha de São Miguel. Neste artigo poderá encontrar informação prática, como visitar e quando ir.

Ilha de São Miguel: Lugares a não perder | Açores

Os lugares mais bonitos da Ilha de São Miguel, nos Açores. Lugares que são de visita obrigatória para quem visita a ilha pela primeira vez.