Ilhéu de Vila Franca do Campo, em São Miguel | Açores

Querem encontrar um pequeno paraíso dentro de todo a beleza que é São Miguel? Pois, então terão de ir ao Ilhéu de Vila Franca do Campo.

Ilhéu de Vila Franca do Campo.

O Ilhéu de Vila Franca é uma pequena ilhota vulcânica que dista a cerca de 500 metros da costa de Vila Franca e é, na pratica, o cone de um antigo vulcão submerso.

A piscina natural que se forma no interior da cratera é excelente para nadar e praticar o snorkeling. Tem uma zona plana, com areia fina e com água pelos joelhos, ideal para as crianças brincarem. Logo, e um lugar muito procurado não só por turistas, mas também pelos habitantes locais.

Panorâmica do Ilhéu de Vila Franca do Campo
Panorâmica do Ilhéu de Vila Franca do Campo

Quando estávamos a planear a nossa viagem à Ilha de São Miguel, este foi dos lugares que colocamos logo no roteiro, e não nos arrependemos nem um bocadinho. Passamos lá um belo dia de praia, com o Simão muito divertido nas suas infantis brincadeiras aquáticas 🙂

Ilhéu de Vila Franca do Campo
Estas águas límpidas são mesmo convidativas, não são?

Este é o refúgio ideal para quem procura um ambiente tranquilo, relaxar e explorar a natureza. Além do mais, as águas da piscina que se forma no interior da cratera são muitos calmas e quentes.

Se for um amante da vida selvagem, vai encontrar por lá os verdadeiros “donos” do ilhéu, os cagarros, os garajaus e os caranguejos-fidalgo.

Á águas cristalinas do Ilhéu de Vila Franca do Campo são excelentes para a prática de snorkling.
Á águas cristalinas do Ilhéu de Vila Franca do Campo são excelentes para a prática de snorkling.

Desde 2009 é realizado no Ilhéu de Vila Franca o Red Bull Cliff Diving World Series, campeonato mundial de saltos ornamentais de penhasco. Numa queda livre de 27 metros de altura são realizados saltos combinados com acrobacias.

Ilhéu de Vila Franca do Campo

Quando ir

Não é possível visitar o Ilhéu de Vila Franca do Campo todo o ano, as visitas só são autorizadas no período de junho a outubro dado que é uma reserva natural e há uma preocupação em preservar o local.

Além do mais, como se trata de uma área protegida a lotação diária está limitada a 400 pessoas. Por isso, se for na época alta, sugerimos que compre o bilhete online, através do site da CNVFC.

Um barco de turistas no exterior do Ilhéu de Vila Franca do Campo
Um barco de turistas no exterior do Ilhéu de Vila Franca do Campo

Dicas práticas para Ilhéu de Vila Franca do Campo

Como ir, preço do bilhete de barco e onde comprar

  • Para visitarmos o Ilhéu de Vila Franca do Campo podemos apanhar o barco no cais de Tagarete, em Vila Franca. Só é possível ir através do barco oficial, por forma a garantir a lotação na ilhota. Outros barcos podem aproximar-se para visitas guiadas, mas os passageiro não podem desembarcar. As saídas são feitas de hora em hora e o trajeto não dura mais que 10 minutos.
Ilhéu de Vila Franca do Campo.
  • O preço do bilhete para viagem de ida e volta para o Ilhéu custa 8€ para não residentes nos Açores e 6€ para residentes.
  • O bilhete pode ser adquirido no site https://cnvfc.net/cruzeiro/ ou no quiosque de vendas na Marina de Vila Franca do Campo.
  • Há apenas uma zona com casas de banho e algumas áreas pavimentadas que facilitam a circulação à volta da Ilha, contudo grande parte do terreno é irregular pelo que circule com cuidado.

Que fazer em Vila Franca do Campo e nos arredores?

Se vier ao Ilhéu de Vila Franca sugerimos também que:

  • visite igualmente a Ermida de Nossa Senhora da Paz de onde poderá avistar o ilhéu e fazer excelentes fotografias.
Ilhéu de Vila Franca do Campo.
Santuário de Nossa Senhora da Guia, visto desde Vila Franca do Campo
  • É também em Vila Franca do Campo que são confecionadas as famosas e deliciosas Queijadas da Vila. Nós comprámos umas quantas no Morgado.

Galeria de fotografias do Ilhéu de Vila Franca do Campo


Os nossos lugares preferidos em São Miguel

A ilha de São Miguel é uma das mais bonitas ilhas do Arquipélago dos Açores e uma das primeiras escolhas de quem vai ao Açores pela primeira vez. Neste artigo fizemos uma seleção dos lugares imperdíveis numa primeira visita.


Deixe um comentário