Pego da Rainha, uma cascata escondida em Mação

O nome pode parecer estranho, Pego da Rainha, mas decora-o porque vamos levar-te até um pequeno paraíso escondido nas serranias do centro de Portugal. Embora seja fácil lá chegar, é preciso caminhar um bom bocado ou conduzir largos kms por caminhos de terra batida. Mas vai valer a pena presentear o espírito e o corpo com tamanha beleza natural. Hoje, estamos em Mação, no Pego da Rainha. E para saberes a localização tens de ler o artigo até ao fim.

Diz a lenda e o povo, que nestas artes é exímio, que uma rainha tinha por hábito banhar-se na piscina natural debaixo da queda de água e, vai daí, ficou com o nome de Pego da Rainha. O nome não poderia ser mais apropriado, é um lugar digno de “sua alteza”.

Pego da Rainha, vista cá do alto

Escondido num vale profundo, perto da aldeia de Zebreira, em Mação, há uma espécie de oásis verde. As escarpas altaneiras protegem dos olhares indiscretos e os grifos que planam lá no alto garantem a vigilância a todos os que se aventuram por estas paragens.

O Pego da Rainha é um espaço idílico constituído por uma queda de água e pela lagoa que se forma.

Pego da Rainha, em Mação

Diz-se que os melhores momentos são para aqueles que se aventuram por caminhos pouco trilhados. É é bem verdade. Descobrimos este lugar numa das nossas deambulações mais recentes pelo interior de Portugal. E é uma relíquia de meter inveja às melhores quedas de água por esse mundo fora.

Não viemos preparados para banhos e hoje, apesar de um daqueles dias quentes de primavera, ainda não é o momento. Havemos de cá voltar com o Simão, que não perde a oportunidade para meter o pé na água.

Pego da Rainha, em Mação

A cascata tem cerca de 3 metros e a água que se precipita cá em baixo forma um linda lagoa de águas transparentes. Mas não ficamos por aqui, porque há mais para descobrir.

Ladeando a lagoa do Pego da Rainha pela direita subimos um pequeno trilho que nos leva até ao riacho que alimenta a cascata.

Aqui são os plátanos que nos dão sombra. Há mesas para piqueniques e pequenas poças de água que chamam por nós. Seguindo o curso do riacho damos com um dos lugares mais bonitos, que parece ter saído de uma qualquer selva tropical…

Queda de Água - Cascata - Pego da Rainha em Mação
Na zona superior da lagoa encontrará pequenos oásis verdes lembrando uma qualquer floresta tropical por esse mundo fora
Pego da Rainha, em Mação

Se é agradável estar aqui a ouvir a água correr e os passarinhos nos seus cantos primaveris, imagina no Verão e mergulhar nestas aguas frescas?

Já agora, o riacho que por aqui corre é a Ribeira da Zimbreira que, mais abaixo, se junta às águas claras do Rio Ocreza.

Queres conhecer outro lugar no Rio Ocreza e bem perto daqui?

Portas do Almourão e o Rio Ocreza

Quer conhecer outro lugar no Rio Ocreza e bem perto daqui? Que tal dar uma salto às Portas do Almourão?

Como chegar ao Pego da Rainha

Bem, mas a pergunta que se impõe é: onde se localiza e como podemos chegar ao Pego da Raínha?

A cascata de Pego da Rainha situa-se próximo da aldeia de Zimbreira no concelho de Mação. >> Ver no Google Maps . As coordenadas são: 39.575526, -7.827468

O mais fácil é seguir pela Estrada Nacional 3, atravessando a freguesia de Envendos, até chegar à Zimbreira. Deixar aqui o carro, no final da estrada asfaltada e depois de 15 minutos de caminhada, estamos no Pego da Rainha. Se não lhe apetecer caminhar, o carro, se estiver bom tempo, vai facilmente até junto da cascata.

Perto da Barragem da Pracana existe um outro acesso ao Pego da Rainha, é uma outra estrada de acesso à Zebreira, mas são cerca de 3 kms por um caminho de terra batida. Ver o trajeto no Google Maps.

Que instalações podemos encontrar no Pego da Rainha

Na zona envolvente da cascata e da lagoa podemos encontrar muitas sombras para desfrutar de um dia em pleno contacto com a natureza. Há também mesas para piqueniques, ideal para passar o dia em família.

Pego da Rainha, em Mação

Caminhadas / percursos pedestres

Recentemente foram criados diversos percursos pedestres em Mação. Podemos encontrar toda a informação no site Rotas de Mação.

Para quem gosta de uma boa caminhada, podemos incluir a visita ao Pego da Rainha no Percurso Pedestre PR8-MAC-ROTA DOS ENVENDOS , um percurso circular com cerca de 19 km (sim, é para duros)


Galeria de Fotografias

(Clicar nas fotos para aumentar)

Deixe um comentário